Os eleitores que não realizaram o cadastro dos dados biométricos poderão votar nas eleições municipais deste ano, se estiverem com o título eleitoral em situação regular. A identificação será feita mediante apresentação de documento oficial com foto.
O primeiro turno para definir os novos prefeitos e vereadores ocorrerá em 6 de outubro. Em caso de segundo turno, a votação ocorrerá em 27 do mesmo mês.
A biometria é uma tecnologia que garante maior segurança às eleições ao confirmar a identidade de cada eleitor por meio das impressões digitais armazenadas pela Justiça Eleitoral. Neste ano, é obrigatória para quem, desde as últimas eleições, compareceu a um cartório eleitoral para emitir o primeiro título ou regularizar o documento.
LEIA TAMBÉM: Perdeu o prazo para regularizar o título de eleitor? Veja o que fazer
Com o prazo encerrado, as pessoas que não regularizam a situação eleitoral e continuam com o título cancelado não poderão votar no pleito de outubro. Também ficarão impedidos de participar das eleições municipais aqueles convocados para a revisão biométrica e não compareceram ao cartório eleitoral.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os cidadãos que emitiram o primeiro título durante a pandemia de coronavírus, momento em que o registro biométrico foi suspenso, também podem estar irregulares caso não tenham realizado a coleta posteriormente.
Em situação de irregularidade, apenas poderão votar em outubro as pessoas que não participaram e não justificaram a ausência na eleição de 2022. Para conferir a situação eleitoral, basta acessar o site Tribunal Regional Eleitoral.