instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

Futura: 21,8% em Colatina estão de olho nas campanhas eleitorais pelas redes sociais

Pesquisa aponta que, dos eleitores entrevistados na cidade, 63,5% acompanham as campanhas dos candidatos e 36,5% responderam que não

Pessoas usam redes sociais no celular. Foto: Freepik

Para revelar por meio de quais canais de comunicação o eleitorado de Colatina acompanha as campanhas eleitorais, a Futura, através do projeto 100% Cidades, realizou pesquisa com 400 eleitores, divulgada pelo Folha Vitória nesta quinta-feira (26).

Dos entrevistados, 63,5% declararam que estão de olho nas campanhas e 36,5% responderam que não. Dos que estão atentos, responderam que assistem às propagandas pela televisão 41,3%.

Apontaram que ficam ligados por meio das redes sociais 21,8% dos eleitores, pela internet 15,8%, pelo rádio 14,1%, através de amigos e parentes 6,9%, pelo Whatsapp 5,6%, e de outra forma 0,8%.

Quando a pergunta foi qual candidato está fazendo a melhor campanha, Guerino Balestrassi (MDB) foi citado por 42% dos entrevistados, e Renzo Vasconcelos (PSD) por 31,4%. Luciano Merlo (PL) pontuou 5,4% das respostas, Vinicius Bragatto (Novo) 4,4%, e não souberam ou não responderam 16,9% dos eleitores.

Cargos na disputa e nível de interesse

A pesquisa também buscou saber se o eleitorado colatinense sabe quais cargos públicos estão sendo disputados nas eleições de 2024.

Responderam que votarão para prefeito no dia 6 de outubro 84,2% dos entrevistados, para vereador 82,9%, não souberam ou não responderam 14,8% e afirmaram que vão votar para outros cargos 0,7% dos entrevistados.

Quando a questão foi qual o nível de interesse nas eleições para prefeito, afirmaram que estão muito interessados 17,1%, e outros 34,3% disseram que estão apenas “interessados”.

Revelaram que estão “pouco interessados” 30,3% dos eleitores, que não têm interesse foram 14,5%, e 3,8% não souberam ou não responderam à questão da Futura.

Metodologia

Foram realizadas 400 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 20 e 23 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-09174/2024.

Veja Também