instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

Futura: 39,4% em Guarapari acompanham propagandas eleitorais pela TV

Dos eleitores entrevistados na cidade, 63,9% afirmaram que estão atentos às campanhas dos candidatos

Imagens: Reprodução/Freepik

Para entender através de quais meios de comunicação os eleitores de Guarapari mais acompanham as propagandas eleitorais dos candidatos das eleições de 2024, a Futura, através do projeto 100% Cidades, foi a campona Cidade Saúde.

Nesse levantamento da pesquisa, divulgada pelo Folha Vitória, os eleitores podiam escolher mais de uma opção de resposta. Ao todo, 63,9% dos entrevistados afirmaram que acompanham as campanhas dos candidatos a prefeito. Outros 36,1% disseram que não.

Dos que estão atentos às propagandas eleitorais, ficam ligados através da TV 39,4% e pelas redes sociais 19,4% dos eleitores. Por meio da internet são 15,3%, pelo rádio 7,8%, por meio de amigos e parentes 7,1%, através do Whatsapp são 5,2%, e de outras formas 5,3%.

Quando indagados qual candidato está fazendo a melhor campanha, 43,5% do eleitorado entrevistado apontou Rodrigo Borges (Republicanos). Já Zé Preto (PP) pontuou 29,5%.

Emanuel Vieira (União Brasil) obteve 5,4% das respostas, Danilo Bahiense (PL) 4,8%, Oylas Pereira (PT) figurou com 0,3%, Artur Pereira (PRTB) com 0,2%, e não souberam ou não responderam 16,2%.

Nível de interesse

A pesquisa Futura também buscou saber se os eleitores da Cidade Saúde sabem para quais cargos serão as eleições deste ano.

Responderam que votarão para prefeito 78,8% dos entrevistados, para vereador foram 77,1%, não souberam ou não responderam somaram 20,8%, e afirmaram que vão votar em outros cargos 0,5% dos eleitores abordados pela Futura.

Ao serem indagados qual o nível de interesse nas eleições para prefeito deste ano, 13,3% do eleitorado de Guarapari respondeu que está muito interessado, e 32,1% indicou que está interessado.

Afirmaram que estão “pouco interessados” também 32,1% dos eleitores e que não têm interesse foram 17,5%. Não souberam ou não responderam são 5%.

Metodologia

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre os dias 20 e 24 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-04929/2024.

Veja Também