O dia do pleito das eleições municipais se aproxima, dia 6 de outubro, e a pesquisa Futura, no projeto 100% Cidades, procurou os eleitores de Viana para saber quantos estão acompanhando a campanha eleitoral. O resultado aponta que 46,7% dos eleitores da cidade não estão atentos às campanhas.
Daqueles que estão atentos, a Futura questionou como tem acompanhado as propagandas políticas, e por meio de quais canais, sendo que era possível marcar mais de uma opção de resposta.
Dos entrevistados, 22,5% responderam que assistem às campanhas eleitorais pela televisão, 15% pelas redes sociais e 8,9% pelo rádio. A soma de 8,5% acompanha pela internet, 5,4% pelo Whatsapp, e 4,3% por meio de amigos e parentes, sendo que 6,2% afirmaram que acompanham de outra forma.
Qual candidato faz a melhor campanha?
Indagados a respeito de qual candidato à prefeitura da cidade está fazendo a melhor campanha, Wanderson Bueno (Podemos) foi a resposta de 82,7% dos entrevistados.
Fabrício Machado (PV) obteve 5% e Luzinete Deolindo (DC) não figurou entre as respostas. Não souberam ou não responderam somaram 12,3%.
Nível de interesse nas eleições
A Futura também buscou saber se os eleitores de Viana estão informados a respeito de quais cargos públicos estão sendo disputados nesta eleição, sendo que era possível marcar mais de uma resposta.
A amostragem apontou que 80% disseram que votarão em candidatos a prefeito, e 79,4% responderam que votarão para vereador. Não souberam ou não responderam foram 17,6% dos entrevistados, e deram outras respostas 1,1% dos entrevistados.
O eleitorado de Viana também teve a oportunidade de expor, com apenas uma opção de resposta, qual o nível de interesse nas eleições para prefeito. Somaram 14,1% o percentual de eleitores muito interessados, 32,5% afirmaram que têm interesse, 36,9% estão pouco interessados, e 12,7% não têm interesse. Não souberam ou não responderam são 3,8% dos entrevistados.
Metodologia
Foram realizadas 400 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 12 e 14 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de ES-05098/2024.