A eleição de 2024 acontecerá dentro de duas semanas e a maioria dos eleitores de Nova Venécia, região Norte do Espírito Santo, declararam que acompanham as propagandas eleitorais. Isto é o que mostra a nova pesquisa Futura, no projeto 100% Cidades, publicada pelo Folha Vitória.
Ao serem questionados se estão acompanhando, 41,3% disseram que não, resultando em 58,7% que estão atentos. Destes, 25,3% destacaram que acompanham as ações, propostas e promessas dos candidatos por meio de rádio, 16,8% pela televisão e 15,3% pelas redes sociais.
Outros 12,4% estão ligados nas propagandas eleitorais através da internet, 7,2% acompanham por amigos e parentes, 3,3% pelo WhatsApp, e 1,9% responderam que veem de outra forma.
Indagados a respeito de qual candidato a prefeito está desempenhando a melhor campanha eleitoral, os eleitores ficaram bastante divididos. Pela pesquisa, 39,1% responderam Lubiana Barrigueira (PSB), e outros 38,5% preferiram o atual prefeito André Fagundes (Podemos), que tenta a reeleição.
Consideraram a campanha de Antônio Emílio (PL) a melhor 7,5% dos entrevistados, e 14,9% não souberam ou não responderam.
Nível de interesse nas eleições
Nessa nova rodada de pesquisas, a Futura procurou avaliar como está o conhecimento do eleitorado sobre o que está na disputa nas eleições deste ano. Com isso, questionou se os eleitores de Nova Venécia sabem quais cargos serão disputados no pleito marcado para 6 de outubro.
Responderam que votarão para prefeito 74,4% dos eleitores, e para vereador 67%. Não souberam ou não responderam foram 24,6% dos entrevistados, e 0,6% afirmaram que votarão em outros cargos.
Os eleitores do município do Norte capixaba também puderam mostrar qual o nível de interesse nas eleições para prefeito, e 11,1% disse estar muito interessado.
Afirmaram que estão interessados 42,5% do eleitorado, e outros 27,6% estão pouco interessados. Não têm interesse 15,1% das pessoas entrevistadas, e não souberam ou não responderam 3,7%.
Metodologia
Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, nos dias 17 e 18 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-02909/2024.