instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Futura: Em Linhares, eleitores preferem a TV para acompanhar propagandas de candidatos

A pesquisa traz um panorama de como os eleitores da cidade estão vendo as propagandas para prefeito e ainda qual candidato tem a melhor campanha

Quase metade dos eleitores de Linhares acompanha propagandas eleitorais pela televisão. É o que aponta a pesquisa da Futura no projeto 100% Cidades divulgada nesta sexta-feira (27). O total de entrevistados que acompanham a política eleitoral pela TV está em 47,7%.

Dos entrevistados, 37,2% não estão acompanhando as propagandas eleitorais, 14,6% acompanham pelas redes sociais e 9,9% acompanham pela internet. O rádio foi mencionado por 7,9% e o Whatsapp, por 4,2%. Amigos e parentes são fontes para 4,2%, e 0,2% tem fontes diferentes das mencionadas.

Melhor campanha

Indagados sobre a melhor campanha, 40,6% dos linharenses disseram que o candidato com a propaganda mais eficaz é Lucas Scaramussa (Podemos). Ele vem seguido do prefeito Bruno Marianelli, cuja campanha à reeleição é a preferida de 31%.

A campanha de Maurinho Rossoni (PL) foi elencada como a melhor por 5,2% dos entrevistados, enquanto 0,1% preferem a campanha de Galego (PT). O petista desistiu de sua candidatura no dia 13 de setembro, mas foi mencionado na pesquisa. Outros 23% não souberam responder sobre a melhor propaganda.

Cargos na disputa e nível de interesse

A Futura questionou aos entrevistados quais os cargos que estão em disputa na eleição deste ano. No levantamento, 67,3% responderam que há disputa de prefeito, 64,7% responderam vereador.

Os que não souberam ou não quiseram responder somaram 31,3%, enquanto outros cargos foram mencionados por 1,6%.

Outra questão levantada foi o nível de interesse das pessoas nas eleições para prefeito. Em Linhares, a maior parte da população tem algum interesse.

Os que estão muito interessados são 9,1%, interessados são 39,2% e pouco interessados são 26,1%. Os que não têm qualquer interesse somam 10,3%, e os que não souberam responder são 15,4%.

Metodologia

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre os dias 20 e 23 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-00575/2024.

Veja Também