instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

Futura: Enivaldo lidera pesquisa em Barra de São Francisco com 62% dos votos

A pesquisa realizada pela Futura no projeto 100% Cidades entrevistou 400 eleitores na cidade entre os dias 28 e 30 de agosto

Pesquisa realizada pela Futura no projeto 100% Cidades em Barra de São Francisco, região Noroeste do Estado, aponta que o atual prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB) lidera com folga a disputa pelo comando da prefeitura.

A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (6) pelo Folha Vitória e ouviu 400 eleitores entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024. O levantamento revela a intenção de voto e também a rejeição aos candidatos, as prioridades para o próximo prefeito e a avaliação dos serviços públicos.

Pesquisa estimulada

Quando questionados de forma estimulada, ao serem apresentados à lista de candidatos, sobre em quem votariam se a eleição para prefeito ocorresse hoje, 62% indicaram Enivaldo como sua primeira escolha. Gustavo Lacerda (Republicanos) ficou com 15,6% das intenções de voto, seguido por Marcelo Firmino (PSD) com 4,3%.

Moabe Souza (PRD) recebeu 2,2%, enquanto Geam Maforte (DC) e Tavinho (PL) obtiveram 0,5% cada um. Zé Valdeci (PT) teve 0,2% dos votos. A opção de votar em branco ou nulo foi escolhida por 1,8%, e 12,9% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Rejeição

No que diz respeito à rejeição dos candidatos, Gustavo Lacerda e Geam Maforte lideram com 18,7% e 18,2%, respectivamente, dos eleitores afirmando que não votariam neles de jeito nenhum.

Zé Valdeci e Marcelo Firmino têm rejeição de 17,9% e 16,6%, respectivamente. Moabe Souza tem 14,2% e Tavinho, 13,9%. Enivaldo dos Anjos tem 12,1% de rejeição.

Por outro lado, 31,6% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos, enquanto 2% rejeitam todos e 16,2% não souberam ou não responderam.

Espontânea

Quando perguntados de forma espontânea, ou seja, sem apresentar opções de candidatos para escolha, sobre em quem votariam para prefeito de Barra de São Francisco, 58,9% dos eleitores mencionaram Enivaldo dos Anjos.

Gustavo Lacerda recebeu 7,3% das respostas e Marcelo Firmino foi citado por 1,8% dos entrevistados. Moabe Souza teve 0,3% das menções, enquanto Tavinho obteve 0,2% e Zé Valdeci, 0,1%.

Além disso, 2,4% dos eleitores responderam ninguém ou branco, e não souberam ou preferiram não responder foram 27,3%.

Prioridades do próximo prefeito

A pesquisa procurou saber dos eleitores quais as prioridades para o próximo prefeito e a maior parte dos entrevistados (49,5%) disse que a principal ação deve ser melhorar a saúde. Melhorar a educação foi apontado por 16,9%, enquanto 7,6% priorizam a pavimentação das ruas.

A infraestrutura foi citada por 4,1%, e melhorar a coleta de lixo/limpeza urbana e a segurança pública foram igualmente mencionadas por 3,6% dos entrevistados. Outras prioridades foram citadas por menos pessoas, como construção de postos de saúde, melhorias no transporte coletivo e no trânsito.

Avaliação dos serviços públicos

A Futura abordou os eleitores para fazer uma avaliação dos serviços públicos em Barra de São Francisco e apresenta um panorama variado em diferentes áreas.

No que diz respeito à água e esgoto, a maioria dos entrevistados considera o serviço bom ou ótimo, com 50,4% manifestando essa opinião. Em contraste, 28,2% consideram a área regular, enquanto 14,7% avaliam como ruim ou péssimo, e 6,7% não souberam responder.

Sobre educação, 49,4% dos respondentes avaliam o serviço como bom ou ótimo, e 36,7% o consideram regular. A avaliação negativa, que inclui as classificações ruim e péssimo, representa 7,3% dos participantes, e 6,6% não souberam opinar.

No setor da saúde, a porcentagem de pessoas que classificam o serviço como bom ou ótimo é de 49,1%. Aqueles que acham o serviço regular somam 36,1%, enquanto 14,7% têm uma percepção ruim ou péssima.

Quanto à segurança, a avaliação positiva é ligeiramente superior, com 50,6% dos entrevistados considerando o serviço como bom ou ótimo. Os que avaliam a segurança como regular representam 31,9%, e 14,3% consideram o serviço ruim ou péssimo.

Por fim, no que se refere ao transporte público, 56,8% dos participantes o avaliam como bom ou ótimo. A parcela que considera o serviço regular é de 25,1%, enquanto 11,2% o classificam como ruim ou péssimo, e 6,9% não souberam responder.

Serviços utilizados

Quanto aos serviços públicos utilizados no município, a Futura apresentou opções e 70,1% dos entrevistados que responderam à pesquisa disseram que usam os serviços de saúde.

Já 62,9% dos eleitores questionados afirmaram usar o serviço de água e esgoto, 51,2% recorrem à segurança, 43,4% à educação e 40,8% ao transporte público. Apenas 2,4% declararam não utilizar nenhum desses serviços, e 2% não souberam responder.

Metodologia

Ao todo, foram ouvidos 400 eleitores, de 16 anos ou mais, entre 28 de agosto a 30 de agosto de 2024. As entrevistas foram realizadas por telefone, com assistência de computador. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número ES-04874/2024.

Veja Também