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Futura: saúde e educação lideram prioridades para eleitor de Linhares

Pesquisa realizada dentro do projeto 100% Cidades mostra ainda quais são os serviços públicos mais usados pelos eleitores do município

Foto: Reprodução/ Photopea

Os eleitores de Linhares foram ouvidos pela Futura no projeto 100% Cidades e avaliaram os serviços prestados no município. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (04). Os entrevistados também apontaram as áreas que consideram uma prioridade para o futuro gestor da cidade.

As melhorias na saúde (54,1%), educação (28,6%) e segurança pública (22,9%) foram apontadas como as prioridades para o prefeito da cidade.

Cerca de 5,6% apontaram o saneamento básico, 4,4% disseram as melhorias na pavimentação das ruas, 4,3% citaram a coleta de lixo e limpeza urbana, 3,8% mencionaram a infraestrutura, 3,3% disseram melhorias nos postos de saúde, 3,2% citaram a geração de empregos e 3,1% apontaram a criação de postos de saúde como prioridades para o futuro gestor.

Para 1,9% dos eleitores entrevistados, a cidade precisa de mais médicos, 1,8% disseram que precisa de melhorias na mobilidade urbana, 1,7% citaram o policiamento, 0,4% apontaram a necessidade de melhorias no transporte coletivo, 0,4% apontaram a construção de creches, outros 0,4% citaram as melhorias no trânsito e 0,4% a necessidade de mais assistência social.

Cerca de 0,3% citou como prioridade o cuidado com o meio ambiente, 0,3% disse o incentivo ao turismo, 0,3 apontou o apoio aos bairros carentes, 0,2% disse que querem que acabe ou diminua a corrupção.

Avaliação do governo

Os eleitores também avaliaram a situação da cidade em cinco áreas. Em relação ao fornecimento de água e esgoto, 38,7% apontaram o serviço prestado como ótimo ou bom, 22,4% disseram ser regular e 34,6% ruim ou péssimo.

A educação da cidade é avaliada como ótima ou boa por 41,7% dos entrevistados. Cerca de 38,7% a consideram regular e 15,6% disseram ser ruim ou péssima.

A saúde é avaliada como ótima ou boa por 24,2% dos eleitores, enquanto 35,7% a consideram regular e 38,1% ruim ou péssima.

Na segurança pública, são 27,4% dos entrevistados que a consideram ótima ou boa, 33,0% disseram ser regular e 35,4% afirmaram ser ruim ou péssima.

Já o transporte público é avaliado como ótimo ou bom por 36,5% dos entrevistados, 23,8% disseram ser regular e 24,6% classificaram como ruim ou péssima.

Quando apresenta a mesma lista com as cinco áreas e questionados sobre quais serviços utilizam na cidade, 64,1% citaram a saúde, 48,4% apontaram o saneamento básico, 46,2% mencionaram a segurança pública, 39,5% disseram a educação e 38,5% apontaram o transporte público.

Metodologia

Ao todo, foram ouvidos 400 eleitores de 16 anos ou mais entre 27 e 30 de agosto de 2024. As entrevistas foram realizadas por telefone, com assistência de computador. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número ES-03754/2024.

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