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Futura: saúde e educação são prioridades para eleitores de Barra de São Francisco

Pesquisa realizada pela Futura, no projeto 100% Cidades, entrevistou 400 eleitores sobre as áreas prioritárias e a avaliação dos serviços públicos

Médico, saúde, e sala de aula, educação. Fotos: Canva

As prioridades para o próximo prefeito da cidade de Barra de São Francisco, na região Noroeste do Espírito Santo, e a avaliação dos serviços públicos foram foco da pesquisa Futura, no projeto 100% Cidades, realizada entre 28 e 30 de agosto de 2024 com 400 eleitores do município.

Os entrevistados puderam opinar sobre as áreas que mais precisam melhorar, como avaliam os serviços ofertados pelo poder público e também se utilizam esses serviços.

Prioridades do próximo prefeito

Sobre as prioridades para o próximo prefeito, a maior parte dos eleitores (49,5%) acredita que a principal ação deve ser melhorar a saúde. Melhorar a educação foi apontado por 16,9%, enquanto 7,6% priorizam a pavimentação das ruas.

A infraestrutura foi citada por 4,1%, enquanto a melhoria da coleta de lixo e da segurança pública foram igualmente mencionadas por 3,6% dos entrevistados cada uma. Outras prioridades mencionadas incluíram a construção de postos de saúde, melhorias no transporte coletivo e construção de creches.

Avaliação dos serviços públicos

Na pesquisa Futura, a avaliação dos serviços públicos em Barra de São Francisco apresenta um panorama variado em diferentes áreas.

No que diz respeito à água e esgoto, a maioria dos entrevistados considera o serviço bom ou ótimo, com 50,4% manifestando essa opinião. Em contraste, 28,2% o consideram regular, enquanto 14,7% o avaliam como ruim ou péssimo e 6,7% não souberam responder.

Sobre a educação, 49,4% dos respondentes avaliam o serviço como bom ou ótimo, e 36,7% o consideram regular. A avaliação negativa, que inclui as classificações ruim e péssimo, representa 7,3% dos participantes, e 6,6% não souberam opinar.

No setor da saúde, a porcentagem de pessoas que classificam o serviço como bom ou ótimo é de 49,1%. Aqueles que acham o serviço regular somam 36,1%, enquanto 14,7% têm uma percepção ruim ou péssima do serviço.

Quanto à segurança, a avaliação positiva é ligeiramente superior, com 50,6% dos entrevistados considerando o serviço bom ou ótimo. Os que avaliam a segurança como regular representam 31,9%, e 14,3% consideram o serviço ruim ou péssimo.

No que se refere ao transporte público, 56,8% dos participantes o avaliam como bom ou ótimo. A parcela que considera o serviço regular é de 25,1%, enquanto 11,2% o classificam como ruim ou péssimo, e 6,9% não souberam responder.

Serviços utilizados

Quanto aos serviços públicos utilizados em Barra de São Francisco, 70,1% dos entrevistados responderam que usam os serviços de saúde, 62,9% usam água e esgoto, 51,2% recorrem à segurança, 43,4% à educação e 40,8% ao transporte público.

Apenas 2,4% declararam não utilizar nenhum desses serviços, e 2% não souberam responder.

Metodologia

Ao todo, foram ouvidos pela Futura 400 eleitores, de 16 anos ou mais, de 28 de agosto a 30 de agosto de 2024. As entrevistas foram realizadas por telefone, com assistência de computador. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número ES-04874/2024.

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