Na pesquisa Futura, no projeto 100% Cidades, divulgada nesta segunda-feira (09) pelo Folha Vitória, os eleitores de Viana puderam dizer de maneira espontânea quais deveriam ser as principais prioridades do próximo prefeito do município.
Para 58,8% a prioridade deve ser melhorar a saúde. Para 24,2% o mais importante vai ser melhorar a educação. A segurança pública foi destacada por 15,1%.
A pavimentação das ruas deve ser priorizada para 4,2% e o saneamento básico para 3,4%. Outras demandas citadas incluíram a geração de emprego, o cuidado com o meio ambiente, o apoio a bairros carentes, o combate ao tráfico de drogas e a melhoria na limpeza pública.
Avaliação dos serviços públicos de Viana
Os eleitores de Viana avaliaram os serviços públicos em seu município. Eles classificaram a água e o esgoto, a educação, a saúde e a segurança pública e o transporte público como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.
Os serviços de água e esgoto foram avaliados como ótimos ou bons por 48,3% dos munícipes. Já 32,5% classificaram como regular e 14,8% acham que está ruim ou péssimo. A educação foi aprovada por 62,1% dos vianenses, enquanto 25,7% acham que está regular e 8% acham que está ruim ou péssima.
A saúde foi aprovada por 38,5% dos moradores, enquanto 35,6% disseram que está regular e 22,8% reprovaram os serviços de saúde. Os serviços de segurança foram classificados como bons ou ótimos por 51,7% da população, foram avaliados como regular por 31,7% e vistos como ruins ou péssimos por 15,3%.
O transporte público é visto como bom ou ótimo por 48,9% dos entrevistados. Já 29,3% acham que está regular e 12,8% classificam como ruim ou péssimo.
Quais serviços utiliza
A pesquisa da Futura também indagou, de maneira estimulada, quais são os serviços que a população utiliza. Entre os entrevistados, 70,5% disseram utilizar água e esgoto e 68,6% disseram que usam serviços de saúde.
O transporte público é utilizado por 63,6%, o serviço de segurança por 50,4% e educação por 47,3%. Cada entrevistado podia dar mais de uma resposta a essa questão, mas 0,2% dos entrevistados disseram não utilizar nenhum serviço público. Os que não souberam responder são 0,4%.
Metodologia
Ao todo, foram ouvidos 400 eleitores, de 16 anos ou mais, de 29 de agosto a 2 de setembro de 2024. As entrevistas foram realizadas por telefone, com assistência de computador. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número: ES-02087/2024.