O Painel de Monitoramento Eleitoral do Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) registrou 30 incidentes de crimes eleitorais em diferentes municípios do Espírito Santo durante o domingo de eleições.
Os casos foram registrados em 38 cidades, sendo que os municípios com maior número de ocorrências foram Presidente Kennedy, com 7 registros, seguido de São Mateus e Vitória, ambos com 5 incidentes. Na Serra, foram registrados 4 casos.
Leia também:
> Marido bate na esposa e arranca parte do couro cabeludo dela em Vila Velha
> Homem descumpre medida protetiva e é preso em Vila Velha
> Homem de 42 anos é assassinado a tiros na porta de casa em Vila Velha
Além dos incidentes nos municípios, o painel registrou 20 ocorrências relacionadas a crimes eleitorais. O destaque foi para a prática de boca de urna, com 14 casos, seguida de corrupção eleitoral, com 4 ocorrências, e compra de voto, com 2 registros. Também foram contabilizadas 3 ações preventivas e 1 ameaça contra eleitor. Além disso, foi registrado 1 crime contra candidato.
Mais de 8 mil agentes de segurança escalados para domingo de votação
Neste domingo, 6 de outubro, cerca de 3 milhões de eleitores foram às urnas no Espírito Santo para eleger prefeitos e vereadores e, para garantir a segurança, mais de 8 mil agentes de segurança foram escalados para trabalhar nos 78 municípios do Espírito Santo.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou a Operação Eleições 2024, desenvolvida em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).
O objetivo foi garantir a segurança e a ordem durante o processo eleitoral em todo o Estado, que possui 1.726 locais de votação, divididos em 59 zonas eleitorais, além de 50 juntas de apuração.
Ao todo, 8.070 agentes de diversas forças de segurança – polícias Militar, Civil, Científica, Federal, Rodoviária Federal, Bombeiros e também guardas municipais – foram mobilizados para essa missão.