instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

Prefeitura de Vila Velha é bem avaliada por 79,3%, diz pesquisa

Eleitores foram questionados pela Futura sobre como veem os governos federal, estadual e municipal, assim como Lula, Casagrande e Arnaldinho

Arte: Folha Vitória

A nova pesquisa realizada em Vila Velha pela Futura, no projeto 100% Cidades, e publicada neste domingo (22) pelo Folha Vitória, mostrou que a prefeitura da cidade tem a maior avaliação dentre os governos federal, estadual e municipal.

Ao serem questionados como avaliam o desempenho da prefeitura, 79,3% dos eleitores responderam considerá-la ótima ou boa,15,2% avaliaram como regular e 4,7% afirmaram que a consideram ruim ou péssima.

O governo federal foi aprovado por 34,8%. Apesar disso, 29,8% dos entrevistados avaliam o governo como regular e outros 32,3% consideram ruim ou péssimo.

A pesquisa também indagou sobre o governo do Estado, que foi bem avaliado (ótimo ou bom) por 61,4%, considerado regular por 25,7% e somou 11,2% no tópico ruim ou péssimo.

Dos três gestores, o que teve as melhores avaliações foi o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos). Ele foi aprovado por 85,9% (ótimo ou bom), considerado regular por 9,1%, e apontado como ruim ou péssimo por 4,3% dos eleitores.

O governador Renato Casagrande (PSB) foi considerado bom ou ótimo por 65,1%, como regular por 23,8%, e ruim ou péssimo por 9,6%.

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi medida. Ao todo, 31,4% dos entrevistados o avaliam como ótimo ou bom, 19,7% consideram o petista regular e 47,0% afirmam que ele é ruim ou péssimo.

Posicionamento político

A Futura, nessa nova rodada de pesquisa, indagou os eleitores de Vila Velha se o posicionamento político do candidato é importante para decidir em quem votar. A maioria absoluta respondeu que sim: 90,8% dos entrevistados.

Declararam “mais ou menos” 2,2% do eleitorado do município, outros 6,1% afirmaram que não, e 0,9% não souberam ou não responderam à pergunta.

Metodologia

Foram realizadas 500 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 17 e 19 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de ES-03957/2024.

Veja Também