instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Serra: 38,8% não estão atentos às propagandas eleitorais, aponta Futura

Pesquisa revela que 18,7% dos eleitores acompanham as propagandas pelas redes sociais. Eles avaliaram qual candidato está com a melhor campanha

O primeiro turno das eleições de 2024 acontece dentro de 10 dias e, nessa reta final, é ainda mais importante saber o que estão propondo os candidatos. A Futura, por meio do projeto 100% Cidades, elaborou uma pesquisa, publicada pelo Folha Vitória, para saber como os eleitores da Serra estão acompanhando o que os postulantes a prefeito propõem.

A maior parte, 61,2%, está acompanhando. Outros 38,8% responderam que não. Dos que estão atentos, 36,4% disseram que assistem pela televisão.

Estão de olho nas campanhas dos candidatos através das redes sociais 18,7% dos eleitores, por meio da internet 13,6%, pelo rádio 11,1%, através de amigos 9,4%, pelo Whatsapp 5,8%, e de outra forma 5,1%.

Quando indagados a respeito de qual candidato está fazendo a melhor campanha, 26,2% dos entrevistados indicaram Audifax Barcelos (PP). Outros 25,5% citaram Pablo Muribeca (Republicanos) e 19% escolheram Weverson Meireles (PDT).

Afirmaram que preferem o desempenho do Professor Roberto Carlos (PT) 1,2% dos eleitores. Outros 1,1% apontaram o candidato Igor Elson (PL). Já 26,9% não souberam ou não responderam.

Nível de interesse

A pesquisa Futura também buscou revelar se os eleitores do maior colégio eleitoral do Espírito Santo sabem para quais cargos públicos serão disputadas as eleições deste ano.

Responderam que votarão para prefeito 77,8% dos entrevistados, para vereador 75,5%, para outros cargos 1,6%, e 20,8% não souberam ou não responderam.

O eleitorado serrano também teve a oportunidade de manifestar como está o nível de interesse nas eleições para prefeito, sendo que 13,1% afirmaram estar “muito interessado”.

Revelaram que estão “interessados” 34,6% dos eleitores, que estão “pouco interessados” 34%, que “não têm interesse” 13,4%, e não souberam e não responderam foram 4,8%.

Metodologia

Foram realizadas 600 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 20 e 24 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-09599/2024.

Veja Também