Cebola é algo que todo mundo usa. Muita gente diz odiar, mas o fato é que ela está presente em muitos pratos e é um ingrediente indispensável na cozinha.
Mas o que muita gente desconhece é que existem vários tipos de cebolas e saber escolher aquela ideal para a receita, faz toda a diferença. Pode parecer bobagem, mas a cebola, quando usada com conhecimento, muda todo o sabor do seu prato.
Cebola Pera
Esta é a cebola que o brasileiro mais conhece e usa! Normalmente é uma cebola maior, de polpa de sabor mais intenso e ácido, por este motivo, é boa quando refogada. Algumas pessoas a utilizam crua em salada, porém ela não é indicada para receitas que não vão ao fogo.
Cebola Pérola
É aquela cebola pequena que conhecemos para usar em conservas. Também pode se encontra-las como cebola bebê. Têm um sabor mais delicado e doce, são ótimas como guarnição. Uma dica: doure e sirva junto a uma carne.
Chalotas
Tem um sabor incrível, bem diferente das outras, muito mais adocicada, com baixíssima acidez. Ela tem seu corpo mais alongado do que a pérola e no Brasil é dificílimo encontrar. Quando encontradas, normalmente seu preço é bem salgado! São ótimas para pratos delicados e sofisticados.
Cebola Roxa
Essa de sabor bem adocicado é a melhor para se comer crua. Tente fazer um vinagrete com ela e veja como o sabor vai ser muito mais delicado. Tem uma coloração característica e quando caramelizada fica ainda mais doce.
A escolha
Uma coisa importante é como escolher sua cebola na hora da compra. Opte sempre por cebolas que não estejam machucadas e com sua casca com um brilho mais vibrante.
Outra característica importante para ajudar na escolha é sempre optar por cebolas mais uniformes; ajuda bastante na hora de cortá-las e tem também seus sabores melhor distribuídos.
chalotas são cultivadas na fronteira do RS e são muito apreciadas ali. Especialmente em Santiago, Jaguari e São francisco de Assis