É cada vez maior o número de pessoas que vem adotando a dieta sem glúten. Algumas por intolerância ou sensibilidade à substância, outras com o intuito de facilitar a perda de peso.
O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, no centeio, na cevada, no malte e na aveia. Ela provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição. Retirar a substância do cardápio ajuda a eliminar esses problemas e ainda auxilia na perda de peso, comentou Marcela Villela, nutricionista da Vila Fruti.
E, ao contrário do que acontecia há pouco tempo, é possível sim eliminar o glúten, e manter uma dieta diversificada e com alimentos saborosos.
A Vila Fruti, por exemplo, conta com uma ampla linha de produtos sem a proteína para facilitar o dia a dia de quem segue essa alimentação restritiva.
Da marca Amina, tem torradas nos sabores abóbora, integral, e tradicional; biscoito crocante com gergelim; cookie integral com maracujá; bolacha com chocolate; preparado para massa de panqueca e FSG (farinha sem glúten, a base de fécula de arroz, batata e mandioca). Com essa farinha é possível fazer pães, pizza, massas para tortas e empanar alimentos.
Na marca Harts, a novidade é a barrinha de cereal sem glúten, nos sabores: natural; supermix; vita sete; maça e amêndoas; e coconut.
Além da linha Leve Crock, com os salgadinhos: palito salgado de quinoa e de gergelim e bolinhas de queijo picante.
Outras opções: massa para lasanha e para pizza, biscoito de polvilho, mentirinha e Madeleine, todos da marca Chico Geraes.
Saiba mais
De acordo com dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), estima-se que o número de portadores de intolerância à proteína do glúten no Brasil chegue a dois milhões, a grande maioria sem diagnóstico correto.