Alguns dizem que a cozinha é a alma da casa. Se ela for aconchegante então, vai ter gente que não vai querer mais sair de lá. Essa foi a ideia das arquitetas Larissa Cabral e Andréia Drumond ao criar a cozinha da Casa Cor ES 2014. Pensando em um ambiente aconchegante para receber, porém eficiente com tudo à mão para o chef de plantão, é que elas criaram uma cozinha diferenciada. A ideia das capixabas foi trazer parte da sala de estar para dentro do ambiente a fim de criar uma cozinha mais intimista e aconchegante para receber pequenos grupos de visitantes para colocar o papo em dia e, claro, degustar um menu especial. As pessoas podem visitar o espaço até dia 11 de novembro, no Shopping Mestre Álvaro, Serra.
Logo na entrada do ambiente, ressalta-se o aconchego familiar, numa composição plástica instalada na parede atrás da mesa, que o visitante percebe logo à primeira vista. Relógio, obras de arte, fotografias, pequenos quadros, ou seja, fragmentos da memória familiar, cada um com sua própria história montam de uma espécie de mosaico de reminiscências, que retrata no presente, um pouco do passado dos que ali residem. A ideia de trazer as memórias da família para a cozinha mais que adornam o ambiente, mas trazem vida e humanizam o espaço, explica Larissa Cabral.
A praticidade também é uma das preocupações das arquitetas. A cozinha conta com balcão de madeira acoplado à ilha fogão, feita do quartzito Perla Venata, além de uma mesa de refeições. Os eletrodomésticos de alta tecnologia e design impressionante estão dispostos pelo ambiente e os portáteis estão expostos em prateleiras, misturados à adornos e utensílios domésticos. Dessa forma, estão sempre ao alcance, de modo a agilizar o preparo dos pratos.
Outro diferencial é o revestimento que cobre parte das paredes. Ele é composto por um material cimentício, que imita com fidelidade o aço corten, em alta na arquitetura e na decoração. O material simula um desgaste natural do tempo, dando ares de modernidade e de certa forma contribuiu para o ar intimista que foi dado ao espaço. Também foi utilizado nas paredes um papel de parede de procedência alemã. Super interessante, ele pode se ter a pintura renovada por até 20 vezes.
Para manter a cozinha mais intimista foi usada uma iluminação indireta, que contorna todo o espaço, e outra focada na área de estar e de trabalho. Uma coluna que ilumina o balcão, de autoria do designer Karim Rashid, foi usada no meio do ambiente para efeito, tanto decorativo quanto funcional. Sobre a mesa, lâmpadas pendentes dialogam com o revestimento da parede, que, por sua vez, contrasta com o brilho da laca branca e com a marcenaria fixa em madeira. Painéis de madeira e espelhos completam a decoração. Móveis soltos compõem, dão cor e um toque de sofisticação ao ambiente. A mesa traz parte cadeiras e parte sofá ornada de almofadas, dando um clima ainda mais aconchegante e um ar de cara de sala de estar dentro do ambiente.
Segundo a arquiteta Larissa Cabral, a intenção do projeto foi resgatar o papel da cozinha em unir as pessoas e tornar ela um ambiente mais humanizado, aconchegante, para que os donos da casa queiram passar mais tempo na cozinha e tornar isso um motivo para receber familiares e amigos especiais.
Casa Cor ES 2014
Data: De 26 de Setembro a 11 de Novembro de 2014
Horário: Terça à Sexta das 15h às 22h. / Sábados e Feriados das 13h às 22h. / Domingo das 13h às 21h.
Local: Shopping Mestre Álvaro – Av. João Palácio, 300 – Eurico Salles, Serra – ES, 29160-161
Ingresso: R$ 38,00
Telefone: (27) 3225.4012
Cozinha deve ser sempre gostosa ate na decoraçao.Um beijo Tais.