Você está preparando a mala para o carnaval? Já sei que os próximos dias serão de muita folia, mas os dias de festa não podem deixar que você descuide da alimentação. Aliás, é necessário uma dieta especial para aguentar os 4 dias de carnaval sem perder o pique.
Por isso, a nutricionista Jéssica Sabadine Lucas preparou um texto com dicas do que devemos ingerir durante os dias de folia. As dicas são simples, com sugestões de substituições e com certeza vão ajudar bastante. Confira:
Nessa época de Carnaval é normal que a euforia impeça que os foliões tenham cuidados com a alimentação, que é imprescindível ser balanceada.
Independente de desfilar no sambódromo, trio elétrico, ou pular em festas e salões, é necessário traçar um plano nutricional pra enfrentar esses dias com saúde.
É preciso ter cuidado com os alimentos, principalmente os comercializados pelos ambulantes, tendo conhecimento da procedência, observando a higiene e temperatura desses alimentos para evitar intoxicações alimentares.
A escolha correta dos alimentos é fundamental para um bom aproveitamento das festas. Uma alimentação balanceada, contendo todos os grupos alimentares é o ideal.
Ingerir alimentos à base de carboidratos complexos, como o arroz, macarrão e pães, Procurando consumir os integrais, já que esses possuem fibras que vão dar maior saciedade ao folião, garantindo também energia por mais tempo. Consumi-los no almoço e lanches.
Em relação à proteína, preferir as carnes magras, queijos brancos e leite desnatado.
Esses alimentos contêm menor quantidade de gordura, que deve ser evitada, já que deixa a digestão lenta, causando sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade e aproveitamento das festas.
Procurar evitar então, feijoada, frituras, embutidos, lasanha, entre outros.
Consumir uma grande variedade de frutas e vegetais para suprir as necessidades de vitaminas e minerais, principalmente o potássio, que é muito perdido com a transpiração. Bons exemplos de alimentos ricos em potássio: Banana, abacaxi, laranja e melancia.
Com as altas temperaturas típicas da estação, e a suor excessivo devido a agitação, é importantíssimo se manter hidratado, ingerindo de 2 a 3 litros de líquidos por dia. Água, água de coco, sucos e isotônicos são as melhores opções.
Evitar bebidas energéticas, já que podem causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como acelerar os batimentos cardíacos, sudorese excessiva e dar mal-estar.
Caso haja consumo de bebidas alcoólicas, beber com moderação e nunca de estômago vazio. As bebidas além de calóricas, aumentam a diurese e propiciam uma desidratação, portanto, é necessário intercalar com suco de frutas, água e alimentos como as oleaginosas (castanhas, amendoim) para retardar o efeito do álcool.
É importante lembrar-se de não ultrapassar mais de 3 horas sem se alimentar, fazendo refeições leves e nutritivas. Quando bater o cansaço, escolha alimentos de fácil digestão e absorção como frutas e barrinhas de cereal para manter o pique.
No dia seguinte à folia, procurar manter a freqüência das refeições, com intervalos de 3 horas. Ingerindo bastante líquidos e frutas com grande teor de água como melancia, laranja, melão, abacaxi, uva, para repor a hidratação.
Ingerir também vegetais como brócolis, cenoura, agrião, couve, espinafre, que são ricos em vitamina A, C e E, que são antioxidantes e auxiliam a eliminação de toxinas acumuladas nesses dias e repõem nutrientes necessários para a recuperação do folião.
Adoro quando tem esse tipo de reportagem, porque procuro seguir ao maximo já que carnaval agente exagera de mais ne
Nossa, nunca mais faço um carnaval como esse, comprei varias lasanhas congeladas, e faremos churrasco, para não ter trabalho, mas temos que pensar na saúde.
adorei as dicas. Bom carnaval a todos
Meu marido esta fazendo tudo errado, mas vou por suas dicas em pratica, obrigado.
muito boas as dicas, adorei.
É bem difícil deixar de comer aquele churrasco gordo e a bebedeira no carnaval, por isso é bom saber o que fazer pra amenizar esse exagero todo.