Tem muita gente que vai a praia, protege a pele, se expõe ao sol, mas não consegue ficar com o bronzeado que gostaria. O que boa parte dessas pessoas se esquece, é que a alimentação pode ser uma grande aliada para conquitar a “cor do verão”.
A nutricionista Jéssica Sabadine Lucas preparou um texto que vai ajudar a esclarecer quais são esses alimentos que são aliados do bronzeado. Confira:
Alimentos que auxiliam no bronzeado
As substâncias chamadas carotenóides, principalmente o beta-caroteno, são pigmentos que conferem o tom amarelado de alguns alimentos. Essas substâncias também são chamadas de pró-vitamina A, pois depois de ingeridas, são convertidas em vitamina A no nosso organismo.
Essa vitamina A, além de promover a recuperação da pele, estimula a produção de melanina, o pigmento presente na nossa pele, que o que confere um bronzeado adequado.
Onde encontrá-los: cenoura, mamão, abóbora, brócolis, agrião, rúcula, couve, batata-doce, beterraba, manga e outros legumes e frutas de cor amarelo-alaranjada são ricos em betacaroteno.
Também é possível recorrer às cápsulas de betacaroteno, que devem ser receitadas pelo nutricionista ou médico.
Como conservá-los: Consumi-los mais frescos ou conservá-los congelados. Esses alimentos perdem a estabilidade dos carotenóides com o envelhecimento, ou seja, frutas passadas contêm menor quantidade da substância, o congelamento não altera a eficácia do micronutriente nos alimentos.
Para otimizar o efeito dos carotenóides, recomenda-se também a ingestão de alimentos ricos em vitaminas C e E.
Essas vitaminas são substâncias antioxidantes que aumentam o aproveitamento da Vitamina A, evitando a oxidação dessa vitamina. Além dessa função, essas vitaminas diminuem os danos do foto envelhecimento causado pelos raios ultravioletas.
Frutas cítricas como laranja, limão, acerola, caju, goiaba, kiwi e vegetais com folhas verde-escuras são ricos em vitamina C. A vitamina E é abundante em nozes, amêndoas, avelãs, semente de girassol, azeite de oliva e outros óleos vegetais.
Cuidado!
Se a pele ficar amarelada depois de um período ingerindo grande quantidade de alimentos ricos em betacaroteno, é sinal de acúmulo da substância, chamada Carotenemia. Para o estoque na pele diminuir e a coloração desaparecer basta simplesmente interromper a ingestão.
Todas as pessoas, com diferentes tonalidades de pele, podem recorrer a esses alimentos para um bronzeado mais fácil e duradouro, mas lembre-se que essas substâncias não operam milagres, são sim ótimos auxiliares, porém o bronzeamento varia de pessoa para pessoa.
Amei a reportagem! Engraçado é que ontem mesmo eu me fiz essa pergunta: Será que a alimentação ajuda a pegar uma cor? Legal saber que sim
gosteii