É BOM SABER

A semana santa está se aproximando e com ela o preparo da tradicional torta capixaba. Como um dos ingredientes do prato é o bacalhau, separei três segredinhos que irão ajudar na hora da escolha e do preparo da sua receita.

Três segredos para servir o melhor bacalhau à família

Na hora da compra: o peixe deve estar bem seco, firme e coberto por uma camada cristalizada de sal. A cor deve ser clara e o peixe deve estar sem manchas escuras, marrons, vermelhas ou pretas, nem buracos ou rachaduras. A peça não pode “dobrar” (senão estará mole demais!), ter sinais de umidade, nem partes moles. O cheiro deve ser forte, mas não ruim.

Preparação correta: deixar o bacalhau de molho em água é a primeira e mais importante etapa do preparo. O processo, conhecido como dessalgue, além de tirar o sal, hidrata a carne. O correto é dessalgá-lo sempre em água gelada, mantendo a travessa na geladeira. O tempo para dessalgar e a frequência de trocas de água dependem da altura das postas. Geralmente, o processo dura de 48 a 72 horas. Para não errar, use sempre a proporção: 2/3 de água para 1/3 de bacalhau.

O melhor jeito de conservar: guardar o bacalhau em temperatura ambiente é um erro gravíssimo. A melhor maneira de conservá-lo é na geladeira, por até 90 dias. Após dessalgado, ele deve ser conservado em freezer a -18°C, por até 180 dias. Para isso, enxugue-o com papel absorvente, pincele com azeite e guarde em recipiente fechado.

2 Respostas para “É BOM SABER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *