Os tratamentos contra o câncer geralmente causam efeitos colaterais que podem prejudicar a nutrição do paciente. De acordo com a médica Kítia Perciano, do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon), durante os processos de quimioterapia e de radioterapia são comuns sintomas como falta de apetite, náuseas e alterações no paladar.
Para orientar os pacientes e seus familiares quanto à importância da nutrição durante os tratamentos oncológicos, o Neon realizará na próxima sexta-feira, dia 23, uma oficina de culinária, com informações e dicas fundamentais para contribuir com os hábitos saudáveis. O objetivo, segundo a nutricionista da clínica Eliana Rezende, é oferecer ideias e sugestões de receitas nutritivas para ajudar no controle dos efeitos colaterais e proporcionar o bem-estar das pessoas.
A atividade será realizada no Espaço Gourmet do HortoMercado, em Vitória, das 9 às 13 horas, e terá a participação da chef Isaura Caliari. Na ocasião, ela vai ensinar o preparo de receitas saudáveis e saborosas que auxiliam no tratamento do câncer.
Projeto
A oficina de culinária faz parte da programação do Projeto Conviver, promovido todos os anos pelo Neon para estimular a troca de experiências entre pessoas que já enfrentaram o câncer e os pacientes que ainda lutam pela cura.
O projeto também inclui palestras com especialistas. Neste sábado (24), o oncologista Ricardo Caponero, de São Paulo, e a ginecologista Lorena Meneguelli vão fazer uma reflexão sobre os temas Os cuidados médicos de qualidade e Sexualidade e câncer, respectivamente. O encontro será realizado no Centro Educacional Primeiro Mundo, em Vitória, das 8 às 13 horas. Todas as atividades são voltadas para pacientes do Neon e seus familiares.
Muito boa a matéria e muito legal esse projeto.
Muito interessante a matéria!
Este projeto de oficina e palestras é muito importante e eficaz no que se propõe, pois eu como conhecedora de causa, minha mãe tratou um câncer durante quase 3 anos e realmente era um desafio pra nós tentarmos driblar todos aquele efeitos, tais como enjôos e a sensação de ter engolido um guarda chuva, então acaba que esse tipo de orientação abre um leque de opções além de que ao conversar, debater e ouvir outras pessoas falarem e se importarem com o assunto já conforta pelo menos o coração e atenua por si só qualquer sintoma.
Simplismente maravilhoso. Essa dificuldade é presente nos hospitais no SND (serviço de nutrição e dietética), ótima dica para ser aproveitada. Tarbalho em um hospital de Vitória e adorei.
O que nos nutre também pode curar! A alimentação pode contribuir e muito para melhorar ou até mesmo curar muitos dos males que nos afligem.
super importante cuidar da nossa saúde e nada melhor do que fazer isso se alimentando!