Nossa casa é aqui. Nossa cidade é aqui. Nosso país é aqui. Mas, e quando eles deixam de ser aqui, porque o aqui não é mais aqui? Quando pessoas comuns, como eu e você, se defrontam com uma guerra, por exemplo, e precisam fugir de casa, da cidade, do país, para sobreviver, onde será que é “aqui”? Onde será o nosso lar? O livro “Barco de histórias”, que a Companhia das Letrinhas está lançando neste mês, convida o leitor a se juntar à jornada de um grupo de refugiados (entre eles, duas crianças) em busca de um novo lar, seguro e distante da guerra em sua terra natal.
A autora Kyo Maclear começa a narrativa: “Aqui estamos nós”. Para logo em seguida, perguntar: “E o que é aqui?” As imagens da ilustradora iraniana Rashin Kheiriyeh mostram o grupo de refugiados atravessando uma paisagem inóspita e hostil. Então, com muita criatividade, o olhar das crianças da trupe, nos encaminha a pensar no lugar que estão (estamos); o “aqui”. Ele pode ser uma xícara de café, um cobertor, uma lanterna, a lua, uma flor, etc. Histórias imaginadas na estrada, à beira de uma fogueira, que, enfim, alimentam a esperança de dias melhores e de um novo lar.
A narrativa poética de Kyo Maclear é belamente emoldurada pelas pinturas de Rashin Kheiriyeh para, com muita delicadeza e sensiblidade, conquistar a nossa empatia. O livro traz ainda um posfácio de Vivianne Reis, fundadora da I Know My Rights, organização humanitária que acolhe, cuida e protege crianças refugiadas no Brasil. O texto de Vivianne amplia a potência da narrativa, contextualizando com dados e testemunhos verídicos, e traz um novo olhar sobre a questão dos refugiados.
Serviço
Barco de histórias
Autora: Kyo Maclear.
Ilustradora: Rashin Kheiriyeh.
Tradução: Lígia Azevedo.
Selo: Companhia das Letrinhas.
Páginas: 48.
Formato: 20,3 x 25,4 cm.
Idade recomendada: a partir de 6 anos.