O livro “Entre Sonhos e Dragões”, de Adriana Carranca, que também escreveu “Malala, a menina que queria ir para a escola”, chegou ao mercado no último dia 28 (segunda-feira). Meena, Shamsia e Sedaf são as três protagonistas da história em questão e, também, de suas próprias, já que são pessoas reais e responsáveis pela inspiração da autora.
Meena tinha a paixão pela música, Shamsia pela arte e Sedaf, pelo boxe. Esses três elementos eram os super poderes das heroínas, o combustível que as fazia ir sempre além, tanto no livro, quanto na vida real.
Em um cenário de medo, insegurança e guerra, o Afeganistão é retratado como um reino distante invadido por dragões no céu, sendo o Talibã um dos perigos da região. Dos vários papéis que a história cumpre, um deles é a de expor a realidade de centenas de mulheres nesse exato momento, que vivem diante de violências constantes do controle armado dos fundamentalistas religiosos.
Apesar de expor esse contexto e colocar o trio em uma aventura de coragem, resistência e força, a autora explora a narrativa para além do aspecto conflituoso do País, e conta, também, sobre as suas belezas: lagos azuis, colinas avermelhadas, montanhas, povos, culturas.
As páginas possibilitam uma verdadeira viagem ao Afeganistão e o encontro com três heroínas que abriram caminhos, oportunidades e esperanças para personagens e mulheres da vida real. Elas salvaram o mundo, quando haviam recebido ordens de se trancarem em casa!
Texto: Duanny Gardoni
Serviço:
ENTRE SONHOS E DRAGÕES
Autora: Adriana Carranca
Ilustradora: N. N.
Páginas: 40
Formato: 20.00 X 27.00 cm
Selo: Companhia das Letrinhas
Faixa etária indicada: de 9 a 11 anos