Nas férias as crianças deixam de lado a rotina escolar, com horários regrados e muito estudo. Com o retorno às aulas, deixar de lado as brincadeiras e os momentos a mais ao lado dos familiares e amigos pode ser de resistência para muitos pequenos. Nestes casos, a coordenadora pedagógica do Instituto Formar, Yule Roberta, orienta aos pais que dialoguem com os filhos, apontando os vários pontos positivos, como o reencontro com os colegas de sala e os benefícios que esta transição pode trazer. E ressalta que, mesmo que chore ou fique triste, a permanência na escola não é negociável.
A especialista ressalta que é importante que os pais transmitam segurança para as crianças, iniciativa que vai deixar este retorno ao ano letivo mais leve e prazeroso. E que tirem um tempo extra para se dedicar aos filhos nesta volta às aulas, que demonstrem interesse sobre a nova rotina, o dia na escola, os novos professores.
Yule Roberta também defende o envolvimento dos pais na hora das atividades relacionadas ao universo escolar. “Ajuda com o dever de casa é sempre muito positivo, contribui para o desenvolvimento da criança. Mas é um acompanhamento, não vale fazer a atividade no lugar do filho”, ressalta a pedagoga.
Inclusive, segundo a especialista, é interessante que na casa tenha um local adequado para os estudos, com ventilação e iluminação adequadas, sem barulho e distrações. “O ambiente organizado faz a diferença, melhora o rendimento e torna o momento agradável, embora obrigatório”, orienta Yule Roberta.