Educação financeira na escola

Nas últimas décadas, as reformas educacionais têm se baseado cada vez mais na lógica do mercado. E as escolas estão adotando em sua grade curricular a “pedagogia empreendedora” e a educação financeira. O Sonho de Criança Centro Educacional, situado em Vila Velha, está, pelo segundo ano consecutivo realizando o Projeto Geresonhar, que consiste na aprendizagem do gerenciamento financeiro. Crianças entre 5 e 6 anos estão recebendo orientação acerca do valor do dinheiro, do consumo consciente e do planejamento para atingirem os seus objetivos.

A principal proposta do projeto, de acordo com a diretora do Sonho de Criança Centro Educacional, Alba Jeruza Eid Dias, responsável pelo projeto, é conscientizar as crianças, desde a infância, sobre como gerenciar o dinheiro de forma consciente, estimulando a capacidade de tomar decisões responsáveis no futuro. No primeiro ano do projeto, em 2023, as crianças desenvolveram atividades com foco no trabalho em equipe, incluindo apresentações, vendas de brinquedos e alimentos.

“Com esse projeto, os alunos passam a compreender a o valor do dinheiro, a diferença entre necessidades e desejos, e como economizar para alcançar objetivos. As vivências sobre finanças na infância preparam os estudantes para tomarem decisões financeiras conscientes na fase adulta”, avalia Alba.

O projeto incentiva o desenvolvimento de habilidades matemáticas, como o raciocínio lógico por meio de cálculos e planejamento financeiro. E dentre os conhecimentos adquiridos, e que ficarão para toda a vida está: aprender sobre o Sistema Monetário Brasileiro, identificar valores de cédulas e moedas, a compreensão dos valores das moedas e das cédulas no dia a dia.

A crianças estão descobrindo a origem do dinheiro (renda mensal recebida por ter prestado serviços a uma empresa ou pela venda de algo produzido e vendido). Tem lhe sido ensinado a processo de economizar recursos, por meio de ações diárias, e a correlação entre a economia do dinheiro e a realização dos sonhos.

Muita gente adulta não consegue entender a importância de poupar para realizar aquilo que se deseja (sonhos) e passa toda uma existência sem perceber a importância de um consumo consciente. E agora essa oportunidade está sendo garantida nos bancos escolares.

O propósito desse projeto, que é fundamentado em preceitos da BNCC, o que se almeja é que os alunos, possam chegar à fase adulta, conscientes com capacidade de gerenciar seus recursos financeiros de maneira responsável. “Que sejam capazes de poupar dinheiro, fazer escolhas de consumo com sabedoria e enfrentar com tranquilidade os desafios financeiros que possam surgir ao logo de suas vidas, garantindo e estabelecendo uma relação saudável com o dinheiro”, conclui Alba.

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