Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1 do Colégio Evolução, situado em Vitória, em seu estudo sobre a cultura e o folclore brasileiro pesquisou de forma aprofundada o simbolismo dos bois de Parintins, da Amazônia. Nesse mês de novembro, mês em que se celebra o Dia Nacional da Cultura, no dia 5, remontar os festejos do Festival Folclórico de Parintins torna-se crucial, sobretudo no aspecto econômico, e no âmbito das tradições.
No trabalho os alunos estudaram a origem da festa, a manifestação cultural e os ritmos da Amazônia. Também aprenderam a respeito do reconhecimento Nacional e Internacional, já que ficaram sabendo que o Festival de Parintins foi instituído como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), portanto com valor artístico, cultural e como empreendimento que alavanca o turismo e postos de trabalho.
Na oportunidade aprenderam sobre Indústria Criativa, já que tomaram conhecimento do valor econômico desse evento cultural. Ficaram sabendo que o festival gera contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da região, porque são vendidos muitos artesanatos da região, conferindo visibilidade às singularidades do lugar.
O propósito maior do projeto foi apresentar a história, a cultura e as tradições do Boi-Bumbá de Parintins, destacando sua importância cultural para o Brasil e o mundo. Identificar os patrimônios históricos e culturais brasileiros e discutir as razões culturais, sociais e políticas foi importante para consolidar a premissa de pertencimento nos estudantes.
Os alunos ainda puderam propor melhorias para o evento: foi feito um projeto em maquete, em equipe, e em transversalidade prática, com a disciplina de Tecnologia. Foi elaborada uma iluminação de LED para o Bumbódromo. Foi um trabalho multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Tecnologia, Artes e Português, que atuaram em conjunto. O projeto é um dos concorrentes ao Prêmio Sinepe-ES em Ação.