Em face aos problemas ambientais ocorridos em vários locais do Brasil, os estudantes da ETESES se mobilizaram em 2024 na 11ª JEAE – Juntos para Educar, Aprender e Envolver. Cada turma decidiu apoiar um projeto social local com alguma ação de intervenção e apresentar em forma de um documentário para toda comunidade escolar, desenvolvendo características de trabalho em equipe, mediação de conflitos e engajamento social entre os alunos de turmas diversas.
Por meio do apoio e movimentação de todas as turmas, a ETESES decidiu apoiar o “Projeto Ajuda”, desenvolvido e monitorado pelo Colégio Farroupilha no Rio Grande do Sul. Esse projeto tinha o objetivo de apoiar os profissionais de educação daquele estado que perderam suas casas nas enchentes. Em resumo, as arrecadações de alimentos promovidas na 11ª JEAE deu lugar a uma enorme movimentação social, através da venda de uma Rifa, que arrecadou mais de R$60.000,00 para o projeto e muitas ações de saúde, bem estar e doações diversas para projetos locais, alguns já existentes e outros desenvolvidos pelos alunos.
Em todos esses projetos, diante das movimentações, arrecadações e ajuda, observou-se a construção de um aprendizado e sensibilização pessoal e profissional que ultrapassou as barreiras da escola e os limites da educação tradicional, assim como previsto na BNCC.
O Projeto JEAE representa a forma ETESES de trabalhar o conhecimento abordando aspectos práticos, sócioemocionais, culturais e educacionais, olhando para o outro e se conectando com as suas dores e necessidades, e se importando. A 11ªJEAE, teve como Tema Central: Transformando Perspectivas: o poder de como olhamos para o mundo. O propósito em 2024 foi “Inspirar Ações” para além da sala de aula, promovendo engajamento entre as equipes, criatividade, desenvolvimento de competências socioemocionais e transformação.
A partir do olhar para o mundo e com sensibilidade, foi possível se identificar oportunidades e ações sociais, bem como arregimentar a construção coletiva do conhecimento, buscando cumprir a função pedagógica e social de uma escola, que é trilhar ações em prol do outro. A 11ª JEAE, realizada em julho de 2024, impactou cerca de 2.000 pessoas, incluindo alunos, profissionais, parceiros e beneficiários de projetos sociais. Este evento teve como objetivo promover o engajamento social e o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos, utilizando a Pedagogia de Projetos.
Foram desenvolvidos 44 projetos sociais locais, cada um por uma turma, além de um projeto macro de arrecadação de fundos, com o valor arrecadado de R$ 60.290,00 destinado ao Colégio Farroupilha, no Rio Grande do Sul. O principal diferencial da 11ª edição foi o engajamento direto dos alunos em ações sociais.
Diferente das edições anteriores, que focavam em atividades disciplinares e gincanas educativas, esta edição integrou os estudantes diretamente em projetos sociais, aumentando sua consciência crítica e a responsabilidade social. “A 11ª JEAE cumpriu seu papel de inspirar ações para além da sala de aula, promovendo uma educação crítica e transformadora. O projeto fortaleceu o senso de responsabilidade social dos alunos e deixou um impacto duradouro na comunidade local, mostrando a força da educação em transformar realidades”, analisa a responsável pela ação, Sandra Aparecida Regiani.