O “Projeto Moqueca só capixaba, o resto é peixada – a relação da cultura indígena com o Espírito Santo” teve o objetivo de promover a valorização da moqueca capixaba como um símbolo cultural e histórico do Espírito Santo, conectando os alunos com suas raízes e tradições locais.
O propósito ensejado na ação foi proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa, onde os estudantes puderam explorar a importância da culinária capixaba por meio de atividades práticas e teóricas”, sintetizou Camila Bergamini da Silva, responsável pela coordenação do projeto na escola.
Isso incluiu o estudo do gênero textual “receita”, e também a realização de debates sobre a importância histórica, cultural e nutricional da moqueca, com o enlace da comunidade escolar e proporcionando experiências que integram o conhecimento e a realidade cotidiana dos alunos.
Por meio do estudo dos pratos regionais, não só da moqueca, promoveu-se a valorização da diversidade e a compreensão de diferentes formas de expressão cultural, incentivando o respeito e a curiosidade por outras culturas e tradições, como foco na gastronomia, em face a ser parte crucial da cultura capixaba.
Aprender a cozinhar e preparar os alimentos possibilitou aos alunos desenvolverem habilidades práticas, como seguir receitas, medir ingredientes e trabalhar em equipe, assim como incentivou o respeito e a curiosidade por outras culturas e tradições.
O projeto, alinhado à proposta pedagógica da Escola da Ilha, colocou os alunos como protagonistas em todas as etapas do processo de aprendizagem, utilizando a culinária capixaba como ponto de partida para o resgate e valorização da cultura local.
Ao estudar a moqueca capixaba, símbolo da identidade do Espírito Santo, os alunos exploraram questões relacionadas à nutrição, sustentabilidade e segurança alimentar, conectando o conhecimento teórico com práticas significativas, como a preparação de receitas e visitas a mercados locais.
A abordagem prática, integrada a debates culturais, permitiu uma vivência enriquecedora, fortalecendo a compreensão sobre a importância da alimentação e das tradições no contexto da comunidade.