A construção de uma escrita autônoma

A proposta do projeto de escrita direciona-se a todos os alunos do MADAN Instituição de Ensino, e trata-se de um aprendizado consistente sobre texto, no qual o planejamento e a execução do processo de tessitura textual se consubstancia com orientação e amparo docente, tanto em sala de aula, como no contraturno.  O projeto tem como fundamento a melhoria constante da escrita dos estudantes, para introjeção de aspectos de intencionalidade discursiva, explanação assertiva, visando a redação textual eficaz para o vestibular e outros concursos.

Para isso, são mobilizadas, para todas as séries do Ensino Médio e Pré-Vestibular, que tem incorporada a proposta de redação semanal, junto a uma correção individualizada do texto produzido. Ambas as ações são feitas em plataforma virtual do sistema de ensino do colégio. Todo aluno da escola possui, semanalmente, um horário individual (presencial ou on-line, a depender da escolha do estudante) garantido de 10 minutos, no contraturno, para que o corretor da turma explique os pontos positivos e negativos do texto da semana.

“Acreditamos, enquanto instituição, nos valores da constância e da interatividade, de forma humanizada, como um processo essencial na construção de um indivíduo mais autônomo e crítico em relação à sua escrita”, ressalta Isabella Colmanetti Abdalla, responsável pelo projeto.

Uma das competências gerais da BNCC afirma ser importante para o jovem “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

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