O jogo desenvolvido foi o Show do Milhão da Nutrição, e 100 pessoas tiveram acesso. O trabalho, proposto pelos estudantes do Unisales, auxiliou na mudança dos hábitos alimentares e estilo de vida dos jovens participantes do projeto, por meio das orientações sobre a importância da alimentação e estilo de vida saudável.
O objetivo, segundo a responsável pelo projeto “foi elaborar e testar a utilização de jogos digitais para atuarem na educação alimentar e nutricional para jovens”, explica Mirian Patricia Castro Pereira Paixão. O estudo proporcionou um maior conhecimento sobre grupos e tipos de alimentos facilitando escolhas e substituições. Em paralelo foi possível tornar mais conhecida a cultura alimentar do Espírito Santo, através do incentivo ao consumo de alimentos da cultura local, promovendo a valorização da cultura alimentar capixaba de forma sustentável.
Cerca de 100% das pessoas que jogaram relataram que aperfeiçoaram seus conhecimentos referentes à alimentação, por meio da experiência do jogo. Conclui-se que o projeto realizado impactou diretamente na mudança dos hábitos alimentares e estilo de vida.
Os projetos educacionais, a educação coorporativa, as atividades relacionadas ao princípio da educação empresarial, são o que determina a execução de ações de promoção de hábitos saudáveis, uma vez que propiciam a conscientização.
As ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) podem ser executadas de várias formas e a tecnologia, aliada aos sistemas pedagógicos tem sido uma grande aliada no desenvolvimento de soluções para o campo da saúde, ou seja, é um instrumento que agrega esforços em favor da aprendizagem e da aplicação de práticas alimentares saudáveis em todo curso da vida.