O Universo da ilustração com Thiago Egg

O Blog Folhinha Kids apresenta o nosso POST-ENTREVISTA. Hoje vamos conversar com um ilustrador! É ele o responsável pelas imagens que narram junto com o texto (ou podem narrar sem o texto) uma história! As ilustrações são um outro ponto de vista sobre um mesmo tema, podem complementar o texto escrito, ou contar uma outra história junto ao que está escrito.

Os ilustradores trabalham em uma variedade de campos, incluindo livros infantis, revistas, publicidade, design editorial, jogos, animação, entre outros contextos. O personagem do nosso POST-ENTREVISTA é o ilustrador Thiago Egg, um paulistano que vive em Vitória há 12 anos.  Ele está lançando o livro “O Pequeno Restaurante de Comidas Escandalosas”, nessa quinta-feira (13), às 19 horas, na livraria Leitura do Shopping Vitória, junto com o escritor Phellip Willian.

A publicação foi produzida em parceria com a HarperKids, selo da HarperCollins Brasil, braço nacional da HarperCollins Publishers, segunda maior editora do mundo e presente em 17 países. Vamos conferir essa conversa?!

FOLHINHA KIDS – Como nasceu o ilustrador Thiago Egg?

THIAGO EGG – Eu desenho desde criança, como todo mundo, mas nunca parei como acontece com muita gente quando chega à fase adulta. Sou um entusiasta e adoro histórias em quadrinhos, o que me influenciou bastante também. Me formei em produção gráfica, trabalhei anos com design gráfico e direção de arte em agências de publicidade e outros trabalhos na área, mas continuei estudando desenho, porém de 5 anos pra cá eu tenho mudado meu foco para trabalhar somente com ilustração e hoje é o que faço.

FK – Nesse trabalho, atual, como aconteceu a parceria entre você e o Phellip Willian?

TE – É um livro muito divertido, sou suspeito de falar, mas a criação dele foi muito gostosa. Fizemos um livro que gostaríamos de ler e nos divertir. Ele é para uma faixa etária que vai desde o início da leitura autônoma da criança até uns 12 anos mais ou menos, na linha do Diário de um Banana, da série Casa na Árvore e outros do gênero. Nós nos inspiramos bastante em séries e filmes que curtimos, tem bastante referência a nossa cultura também e muita maluquice.

FK – E como começou o processo criativo?

TE – A ideia surgiu quando o Phe me chamou para criar um livro para essa faixa etária. Ele tinha essa ideia de fazer um restaurante maluco e juntos fomos criando as histórias que poderiam se passar ali com personagens bem diversos e dinâmicas que pudéssemos brincar com bastante metalinguagem. Acabamos virando personagens do livro. O Phellip é o Junim, faz tudo do restaurante e aspirante a chef e eu como eu mesmo ilustrando tudo que se passa na história.

FK – Estar publicando por uma editora como HarperCollins é sensacional, né?!

TE – Sim, é incrível. Eu faço muitas parcerias com escritores como ilustrador, mas muitas vezes o texto já vem pronto, nesse caso eles apostaram na criação de algo novo que acompanharam desde o início e nos deram total liberdade.

FK – Como é viver como ilustrador no Brasil?

TE – Não é fácil trabalhar nesse segmento no Brasil, mas sempre foi um sonho poder viver da minha arte e acredito que estou conseguindo. Temos muitos ilustradores (as) incríveis aqui no ES e no Brasil, mas sempre foi uma área muito difícil e pouco valorizada, é um caminho duro, mas somos teimosos.  Ainda mais hoje em dia, com o avanço da IA que nos preocupa tanto e precisa urgente de uma regulamentação que nos resguarde. É sempre uma luta diária.

FK – Fala um pouco dos seus outros trabalhos

TE – Já publiquei mais de 10 livros como ilustrador. Alguns aqui no estado, por meio do edital da Secult, como o “Golo” e o “Ah, não, Plutão” (em parceria com o Gabriel Vogas). E também “Coco, xixi e pum”, da editora Caminho suave, e “Olga descobre a democracia”, da editora Caqui, além de alguns outros. Eu também faço bastante ilustração para livros didáticos, atendendo editoras de todo o Brasil.

FK – Quais os planos para o futuro?

TE – Temos planos para dar sequência à história do primeiro livro, e quem sabe criar uma série com vários outros…

 

Serviço:

Lançamento do livro “O Pequeno Restaurante de Comidas Escandalosas”.

Quando: 13 de junho, quinta-feira.

Horário: 19h.

Local: Livraria Leitura do Shopping Vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *