Escritor e escola incentivam o olhar para o Turismo no ES

A Muqueca Editorial, editora de livros infantis do Espírito Santo, estará lançando o novo livro do escritor, ilustrador e editor de livros infantis, Ilvan Filho, “O Livro de Asas”. O lançamento será no próximo dia 16 de agosto, no estande da empresa Vestimenta, no 12º Congresso das Escolas Particulares do Espírito Santo (Sinepe/ES), no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia. A temática do livro é o turismo cultural. A obra tem a pretensão de estimular, desde a infância, a valorização do turismo cultural no Espírito Santo, e pretende incorporar o espaço escolar como o ambiente de estímulo a esse processo.

O Cirandarte – Centro Educacional Infantil é um exemplo de instituição conectada com esse propósito. Em março, foi lançado no ambiente escolar o projeto “Pedacinhos do Espírito Santo: uma viagem pelo nosso Estado, uma viagem pelo Espírito Santo”. A proposta é “incentivar as crianças a respeitarem e a cuidarem do meio em que vivem, além de valorizar a cultura regional e fortalecer o vínculo com a comunidade escolar”, explica a idealizadora do projeto e pedagoga, Jaqueline Barros de Miranda Reis.

Os alunos do Grupo 5, da turma do ano letivo 2024 do Cirandarte – Centro Educacional Infantil está vivenciando este ano o Projeto “Pedacinhos do Espírito Santo: Uma viagem pelo nosso Estado”. O objetivo é possibilitar aos estudantes vivências e experiências em um contexto rico em conhecimento, para além da internet. Dentre os locais visitados estão: Escola de Ciência, Biologia e História – onde os alunos conheceram em maquete os monumentos e da história do Estado. Também o Palácio Anchieta – antigo colégio Jesuíta; a Pedra da Cebola, visando conhecer os monumentos naturais do Espírito Santo; o Parque da Vale, onde vivenciaram o passeio pela trilha ecológica; a Casa da Memória em Vila Velha; a Prainha; o Museu Homero Massena e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

“Vivemos em um Estado culturalmente diverso, que dispõe de um valioso patrimônio, pontos turísticos com um legado histórico e cultural riquíssimo, além de uma culinária peculiar em cada território. E queremos despertar as crianças para toda essa riqueza, para conferir interesse, identificação e para suscitar a valorização do turismo regional. Os capixabas precisam aprender desde cedo a valorizar os seus próprios tesouros e a valorizar a diversidade cultural do Estado”, explica Jaqueline.

O projeto alcança diretamente um público de 18 crianças e, indiretamente a seus pais, e aos professores, mediadores. E ainda será dada visibilidade por meio do Sinepe em Ação 2024, já que o projeto é um dos concorrentes.

 

Viagem com o “Livro de Asas”

“O Livro de Asas” é uma obra endereçada ao público infantil, e que se propõe a: Promover a cultura capixaba, incentivar os pequenos leitores a conhecer, valorizar e estabelecer uma relação especial com monumentos históricos, patrimônios culturais e pontos turísticos do Espírito Santo.

“O Livro de Asas” é mais uma criação do selo editorial, Muqueca Editorial, com ilustrações do artista gráfico e ilustrador Ilvan Filho, que também assina artigos no Folhinha Kids. A obra é uma oportunidade de envolvimento com os pontos turísticos do Espírito Santo. São 28 páginas, coloridas, com ilustrações de pontos turísticos, históricos e culturais de nosso Estado, e que vão contribuir para despertar nas famílias o interesse pelo turismo interno, pelas regiões do Espírito Santo, para fruição da cultura regional.

Betinho é um menino de aproximadamente 10 anos e que adora viajar para todo o canto e para todo o lugar, “de carro, ônibus, navio, avião ou até mesmo de submarino ou de balão”. Mas, nessas férias, seu pai avisa que haverá viagem. Triste, no seu quarto, ele começa a folhear um livro e, de repente, uma mágica acontece: o livro cria asas e aumenta de tamanho, começa a levitar e Betinho entra em suas páginas e sai voando pela janela do seu quarto, para um passeio inusitado.

Em sua aventura literária, Betinho passa voando, rente ao Convento da Penha, próximo ao Farol de Santa Luzia, em Vila Velha. Em Vitória, sobrevoa a Pedra da Cebola e segue rumo a Catedral Metropolitana de Vitória, e logo chega a Domingos Martins, ao Pico da Bandeira, percorre a Cachoeira de Matilde, avista o Frade e a Freira, passeia sobre Guarapari, alcança Itaúnas e Regência. Muitas maravilhas se apresentam ao menino que passa a conhecer as belezas do seu estado e fica maravilhado.

A expectativa do escritor e ilustrador, Ilvan Filho, que tem outros títulos, relacionados à valorização dos patrimônios histórico e culturais do Espírito Santo, e às manifestações da cultura capixaba, respectivamente: “Uma casinha lá no alto”, e o “Pássaro de Fogo”; é de que, por meio da leitura, as crianças possam viajar pela literatura e convocarem seus pais e familiares a visitarem cada cidade do Espírito Santo, para desvendar os tesouros do turismo regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *