As mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição de rios e oceanos e a redução da biodiversidade são alguns dos principais problemas socioambientais do nosso tempo. No intuito de formar cidadãos conscientes de seu papel na preservação dos recursos naturais do planeta, com hábitos e preocupações que alcançam também a regeneração dos recursos naturais, a Idade Criativa Educação Infantil, situada em Jardim Camburi, realiza, desde 2023, no Dia Mundial da Água, uma ação denominada Mar + ES (Espírito Santo). O projeto concorre este ano ao Prêmio Sinepe em Ação, do Sindicato das Escolas Particulares do ES (Sinepe/ES).
A bandeira levantada pela escola com o Projeto Mar + ES passa a ser a não poluição dos oceanos, protegendo tubarões, tartarugas, corais, esponjas, ouriços, polvos, lulas, peixes coloridos, muitos tipos de algas e todos os seres vivos que habitam os oceanos! A proximidade da escola com o mar da Praia de Camburi, permitiu uma sensibilização das crianças com questões de poluição e ação para preservação, a ser colocada em prática também no período de férias escolares, quando as crianças estarão nas praias.
De acordo com a responsável pelo projeto, a diretora da Idade Criativa, Alessandra Salazar Paganoto, é mais efetivo conscientizar as crianças em formação de suas práticas e valores, as quais carregarão para o resto de suas vidas; do que trabalhar, mais tarde, com adultos em hábitos arraigados.
Com o desenvolvimento do Projeto Mar + ES, em 2023, a escola foi convidada pela oceonógrafa e pesquisadora Ana Carolina Mazzuco a particpar do Projeto Escola Azul, um programa do Grupo Maré de Ciência – de extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP campus da Baixada Santista) dedicado a trabalhar a difusão científica e o engajamento para fortalecer a interface entre ciência, políticas públicas e sociedade.
Em 2024, novamente no mês de março, todo o trabalho de conscientização, foi retomado, com o intuito de manutenção das atividades no imaginário das crianças e de suas famílias, em atitudes cotidianas. Dentre as atividades realizadas estão a limpeza constante das praias (os alunos da Idade Criativa criaram o hábito de frequentar as praias sempre fazendo uso de um saquinho plástico para a remoção do lixo que lá se encontra!).
No último dia 21 de setembro, no dia Mundial das Praias Limpas, os discentes e docentes da Idade Criativa promoveram a limpeza da Praia de Camburi. Os estudantes também tem aprendido a data de celebração do dia de cada animal marinho. E compartilhado os novos hábitos em prol do meio ambiente, entre os seus familiares.
O projeto abrange os campos de experiência que compõem a Base Nacional Curricular Comum: o eu, o outro e o nós. O corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Trazendo também a interdisciplinaridade com as disciplinas complementares de Inglês, Artes Visuais, Musicalização e Educação Física.
O objetivo do projeto é proporcionar a conscientização de toda a comunidade escolar sobre a importância dos oceanos em nossa existência. O pensar abrange, inicialmente, o estado do Espírito Santo e se estende aos mares de todo o planeta, na premissa de cuidar de todo o universo marinho, propagando o alerta da redução, reutilização e reciclagem do plástico, com ações de inibição do consumismo.