Quem nunca escreveu uma cartinha para o Papai Noel? A era tecnológica reduziu esse hábito, uma tradição que está na memória de muitos adultos, que já tiveram esse costume na infância. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, comprovaram a tese de que quem escreve sobre os seus sonhos tem uma chance maior de realizá-los. Formalizar os desejos ajuda a concretizar, pois cria um caminho neurológico para isso. Com o intuito de resgatar essa emoção a Escola Maple Bear Guarapari, desenvolveu uma ação social transformadora no ano de 2023, que alcançou mais de 100 crianças do bairro Lameirão, uma comunidade carente da cidade de Guarapari. A escola volta a repetir a ação nesse ano de 2024, envolvendo os estudantes nesse intercâmbio de boas atitudes.
O ato de colocar desejos em palavras traz muitos benefícios, pois além de nos conectar com a infância, traz resultados reais para a vida de qualquer pessoa. Uma equipe visitou o bairro Lameirão e selecionou, com o apoio de uma ONG, que já realiza trabalhos semanais na localidade, mais de 100 crianças para participarem da ação. Cada uma delas escreveu uma carta endereçada ao Papai Noel, expressando seus desejos de Natal.
O projeto teve como objetivo proporcionar um Natal especial para essas crianças, resgatando o espírito natalino através de uma interação significativa entre elas e os alunos. Junto de cada carta, foi anexada uma foto da criança, buscando humanizar ainda mais o projeto e criar uma conexão emocional entre as crianças da ONG e os alunos da Maple Bear Guarapari.
Cada aluno da Escola Maple Bear foi responsável por escolher aleatoriamente uma dessas cartas e atender ao pedido de Natal da criança. Além de presentear, eles se dedicaram a escrever cartas de volta, desejando um Feliz Natal e transmitindo mensagens de afeto e esperança. Essa troca de correspondências se mostrou uma prática de empatia, solidariedade e amor ao próximo.
O ponto alto do projeto foi a entrega dos presentes, realizada em um evento especial às vésperas do Natal. O local ficou repleto de sorrisos e alegria. Cada criança recebeu o presente que havia pedido, e o brilho nos olhos delas foi o maior presente que poderíamos ter em retorno. O sentimento de gratidão era visível, reforçando a importância de ações como essa para a construção de uma sociedade mais solidária.
Na oportunidade, duas alunas e irmãs, Laís e Cecília, acompanhadas de nossa Orientadora Pedagógica Vivian, estiveram presentes durante o evento de entrega dos presentes. O que mais chama atenção na história dessas duas irmãs, é que as mesmas, em conversa com seus familiares, demonstraram um interesse tão grande em participar da ação, que se propuseram abrir mão de seus próprios presentes de Natal, para presentear outras duas crianças da melhor forma que pudessem. Por esse interesse e predisposição, a mãe fez questão de levá-las para conhecerem, pessoalmente, as crianças que elas se prontificaram a presentear.
Essa iniciativa não só proporcionou um Natal inesquecível para as crianças do Lameirão, mas também trouxe uma valiosa lição de vida para os nossos alunos, que puderam experimentar o impacto positivo de suas ações na vida de outras pessoas. O projeto Natal de Esperança foi um sucesso e deixou o legado e a certeza de que, juntos, podemos fazer a diferença.
Em 2024 a equipe da Maple Bear Guarapari, juntamente com todos os alunos e familiares, estão se preparando para, novamente, semear a alegria na vida das crianças do bairro Lameirão.