Desenvolver nos jovens a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais solidária e sustentável, beneficiando diretamente instituições filantrópicas e de cuidado com o meio ambiente das comunidades é um movimento que a educação tem abraçado em nosso país. O Instituto Educacional Santos Carvalheira – IESC, de Alegre, realiza a cada ano uma ação em prol das comunidades, por meio de ações conectadas a entidades do Terceiro Setor. Em 2024 foram convocados alunos do 6º ao 9º anos, para se envolverem na causa social.
A proposta de entrelace dos estudantes no âmbito da coparticipação para a efetivação de uma sociedade mais humana e participativa, na premissa de que os jovens assumam o protagonismo de ações sociais pode ser algo de muita relevância para mudar o meio ambiente social para as próximas gerações.
Pensando assim discentes e docentes do Instituto Educacional Santos Carvalheira – IESC, de Alegre, implementaram uma Gincana Solidária “Dia do Estudante”, incluindo desafios aos estudantes, consolidados na atividade como protetores da vida, que saíram em busca de alcançar o maior número de arrecadações possíveis de itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos não-perecíveis, para atender a comunidades carentes do entorno do município de Alegre.
De acordo com a coordenadora do projeto, Luciana Jardim Massard, “a ideia é promover o despertar dos alunos da escola para a sensibilidade e a disposição para ajudar as pessoas; propondo atividades para reforçarem a premissa da solidariedade e da disposição de se lançarem em prol do outro. E mais uma observância: a responsabilidade e o cuidado para com o meio ambiente social e natural”, conclui. Apoiaram na concepção do projeto, ainda, Anne Gabriella Sessa e Thiago Carvalheira Nicoletti.
Os educandos foram conduzidos na perspectiva de aguçar o olhar na identificação de projetos e associações de cuidado, a fim de estabelecerem uma parceria de doação. A concretude das ações, promovem uma mudança no olhar dos jovens, alguns acostumados ao conforto que, podem se inspirar para se lançarem em ações futuras, de ajuda e apoio a quem necessita de amparo.
As instituições beneficiadas pelo projeto foram: ABDM – Associação Beneficente dias Melhores; Associação Luiza Marilac; APAE; Casa de Caridade São José; Casa Lar “Tia Mirtes”; Fazenda da Esperança e Projeto Ciclos – Conectando e Promovendo Vidas. A ação envolveu 1.261 pessoas.
O resultado do projeto supera as expectativas a cada ano e a partir dessa motivação mais jovens, alunos do 6º ao 9º ano da escola, foram envolvidos na proposta de “proteger a vida”. Em 2024 os números impressionam: foram retirados do meio ambiente mais de 2.000 litros de óleo para serem doados ao Projeto MEIQUE, que transforma o óleo residual em sabão gerando renda para mulheres de baixa renda do Morro do Querosene, em Alegre.
Concretude
O MEIQUE é um projeto desenvolvido por estudantes do time Enactus-Ufes e tem como objetivo empoderar, capacitar e padronizar a produção de sabão a partir de restos de óleo de cozinha. Conforme a professora do Departamento de Engenharia Rural Damaris Guimarães, coordenadora do projeto, explica que a ideia é incentivar a reciclagem correta do óleo residual e gerar renda para as famílias colaboradoras do projeto.
O Enactus é uma ONG em que universitários desenvolvem projetos voltados para o empreendedorismo social, buscando soluções sustentáveis e rentáveis para problemas cotidianos. Os times Enactus de cada universidade são normalmente registrados como programas de extensão nas instituições de ensino para que possam desenvolver seus projetos.
Foram doados mais de 4000 kg de produtos de limpeza, higiene e de alimentos não perecíveis as Instituições: ABDM – Associação Beneficente dias Melhores; Associação Luiza Marilac; APAE; Casa de Caridade São José; Casa Lar “Tia Mirtes”; Fazenda da Esperança e Projeto Ciclos – Conectando e Promovendo Vidas, também de nossa comunidade.
Descrição da ideia O projeto Gincana Solidária – “Dia do Estudante” surgiu em julho de 2005. A ideia inicial foi a de comemorar o Dia do Estudante de forma responsável e divertida, utilizando para tal uma Gincana. O evento envolveu diversas áreas do conhecimento, se desenvolvendo de forma interdisciplinar como foco na responsabilidade social e ambiental, que ganhou força a cada nova edição.
Em 2024 o projeto recebeu o nome de “Protetores da Vida”, por desenvolver nos jovens a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais solidária e sustentável. Hoje a Gincana Solidária – “Dia do Estudante” é um evento esperado pelos alunos e pela comunidade alegrense.
A XVIII edição foi iniciada em julho de 2024 e finalizada em 05 de setembro de 2024. A Gincana Solidária insere uma nova proposta a cada nova edição com relação aos dois eixos solidariedade e meio ambiente. “A escola rompeu os muros e se infiltrou diretamente na comunidade”, avalia Luciana, celebrando as metas superadas!
O projeto “Protetores da Vida” convoca os alunos a um trabalho social e ambiental, com oportunidade de renovação também do ambiente escolar, que acaba tendo reforçados, não apenas o seu papel como um espaço de cidadania, mas no sentido, também, da orientação do estudante para uma aprendizagem vinculada à vida real. O trabalho convida à participação comunitária.
Outra relevância do projeto está em formar integralmente os alunos do IESC para ação pessoal e coletiva com autonomia, responsabilidade e determinação, tomando decisões com base em princípios sustentáveis e solidários. Ao tomar ciência dos problemas da sua comunidade, o aluno exercita a reflexão, a análise e a capacidade de solução, tornando-se um cidadão consciente de suas responsabilidades e mais disposto a mudar o que está à volta.
Os alunos aprendem a lidar com as diferenças e a desenvolverem relacionamentos mais saudáveis, e para além de suas “bolhas”. A ação prática e de campo, oportuniza aos estudantes o distanciamento de suas próprias realidades, observando de fora com mais racionalidade, compreendendo melhor a realidade do próximo e, consequentemente, tendo uma percepção diferente sobre os assuntos solidariedade e meio ambiente.
Esse trabalho oportuniza aos alunos o acesso a diversas realidades, ao agir, ao sair de um lugar confortável para ir em busca de novos lugares. Propicia ainda que os jovens se sintam parte da comunidade, percebendo que suas ações são determinantes para o futuro que está em curso. Eles se dão conta do seu protagonismo na sociedade, a começar pelo seu entorno. E percebem que são todos cooperadores e não meros espectadores da realidade.