Quando as crianças se envolvem com os livros de literatura – as palavras, as ilustrações, e as diversas formas de apreensão de uma história, não há controle sobre suas reações, percepções e reverberações. A Escola da Ilha, decidiu aguçar o imaginário dos alunos por meio do faz de conta, criando um ambiente lúdico e acolhedor onde eles puderam explorar diferentes gêneros literários. O resultado foi o “Projeto Curiosos por Natureza”, que envolveu crianças desde a primeira infância.
Ao introduzir contos, poemas e histórias, a expectativa é de que as crianças brinquem e se encantem com as palavras, percebendo suas sonoridades e seus ritmos. Durante o processo de execução elas identificaram animais e insetos mencionados nas narrativas, o que permitiu a construção de imagens dos personagens e a representação deles com materiais recicláveis, promovendo a criatividade e aprimorando as habilidades manuais.
A atividade de explorar a linguagem literária se entrelaça com o desenvolvimento da percepção visomotora, estimulando as crianças a explorarem elementos variados. Ao terem despertado o interesse e o gosto pela leitura, elas também aprenderam a identificar insetos, animais e outros elementos encontrados na natureza, criando conexões significativas com o mundo ao seu redor.
O “Projeto Curiosos por Natureza” foi uma proposta rica e significativa, pois explora a curiosidade natural das crianças como ponto de partida para incentivar a observação e análise do meio ambiente ao seu redor. O fascínio por pequenas descobertas cotidianas – como a fila de formigas, o crescimento das plantas, ou o som dos pássaros – é essencial para despertar o interesse e a conscientização ambiental desde a infância.
“Compreendemos que a criança tem a capacidade de se tornar um agente transformador, ao tomar consciência de seu próprio ambiente, do seu papel na sociedade, de sua participação na comunidade em que está inserida, e que suas ações podem influenciar de maneira positiva tudo aquilo que o circunda a respeito da temática ambiental”, explica a responsável pelo projeto Fabiana Plotegher Kina.
Entre as vivências e contos sobre a praia houve o desenvolvimento de situações reais e concretas, proporcionando resultados significativos, através do aprendizado de valores e reflexões sobre suas ações, a evolução da criatividade e o senso responsabilidade individual e coletiva. As metas elaboradas pela equipe pedagógica consistiam em implementar a conscientização sobre o meio ambiente e sua preservação, a formação do agente transformador desde a base educacional e a introdução do pensamento crítico nas atividades do sujeito-criança, tanto nesta temática, quanto também acerca de outras problemáticas que forem surgindo.
Os resultados adquiridos a partir da curiosidade do sujeito-criança, que deu origem ao projeto, foram alcançados durante as vivências, ao entrar em contato direto e observar de forma atenta o ambiente que o circundava, no decorrer das etapas elaboradas, onde os alunos passaram a ter ainda mais hábitos e atitudes sustentáveis, dialogando com os 10 demais colegas sobre o assunto, compartilhando práticas com os familiares e adotando novas rotinas. Os direcionamentos foram tomando forma com a colaboração dos envolvidos, no aprendizado adquirido no decorrer das experiências, tendo os alunos como protagonistas do desenvolvimento do projeto.
O vínculo entre o indivíduo e a natureza é essencial para o bem-estar humano e ambiental. Quando as pessoas se conectam com a natureza, desenvolvem um senso de pertencimento e responsabilidade, o que incentiva comportamentos sustentáveis e a preservação dos recursos naturais. Além disso, essa conexão ajuda a criar uma consciência mais profunda sobre os impactos das ações humanas no planeta. Em última análise, cultivar um vínculo forte entre o indivíduo e a natureza é crucial para garantir um futuro equilibrado e sustentável para as próximas gerações.