O ano de 2024 celebrou os esportes olímpicos e, no Centro Educacional Vicente Pelicioni (CEVIP), significou transformar as atividades esportivas como fonte de estudo e aprendizagem. O professor Joel Corrêa Sobrinho, desenvolveu com a turma do 8º ano o Projeto Democratização e entendimento das regras dos esportes olímpicos, com o intuito de levar os estudantes a compreenderem a dinâmica e a importância do desenvolvimento de projetos, assim como a sistematização e solução de problemas.
Como as regras nas Olimpíadas nem sempre são conhecidas e compartilhadas na premissa do acesso, a escola achou por bem encampar essa aproximação dos alunos para uma audiência mais qualificada no quesito compreensão para torcer com propriedade. A execução desse projeto se deu de forma prática com a realização de jogos com os alunos para apresentação das linguagens específicas. Do ponto de vista pedagógico os alunos aprenderam a trabalhar com projetos e a sistematizar a solução de problemas e a divisão de tarefas.
Democratização do Esporte
Pensando no Empreendedorismo Social, o CEVIP desenvolveu um projeto para estruturação de um colete de Taekwondo de baixo custo. A proposta foi para permitir o acesso maior de interessados ao esporte, já que o preço do equipamento, imprescindível à prática dessa modalidade esportiva, tem afastado muitos candidatos ao esporte.
A criação do equipamento visou a acessibilidade da comunidade em geral e o resultado foi a redução de mais de cem reais no valor do colete. Para se chegar a esse protótipo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo. Os alunos do CEVIP conversaram com amigos, com atletas, professores da modalidade em academias e outros centros de prática do esporte para verificar a necessidade e viabilidade de criação do colete de baixo custo.
Os alunos foram em busca também de conhecimentos de inovação tecnológica para o delineamento do produto a ser criado. Verificou-se, por meio de entrevistas com os atletas, as especificidades do colete, referente a suas aplicações e necessidades. Houve grande vantagem na aplicação do projeto quanto ao resultado, com a diferença no custo de mais de 99%. Os alunos verificaram sensores de peso/elétrico nas regiões de pontuação e desenvolveram um aplicativo, com outros valores agregados ao desenvolvimento do esporte.