Alguém disse férias?????
OBAAAAAAAAAAAAA!!!!!! Chegou as férias pessoal, e esperamos que todo mundo tenha passado direto pra poder aproveitar cada minutinho… Vamos aproveitar as super dicas da Camila Malacarne e curtir nossas merecidas férias…
Nesta próxima semana inicia o período de férias em várias escolas no Brasil. E a boa destas férias é reconectar as crianças com a natureza: vamos desemparedar os pequenos!
Em 1988, quando foi aprovada a atual Constituição Brasileira, a Educação Infantil passou a ser um direito das crianças. Se até os dois anos frequentam raramente o pátio, e, a partir dessa idade, adquirem o direito de permanecer por apenas uma ou duas horas no máximo ao ar livre, brincando sobre cimento, brita ou grama sintética; se as janelas da sala onde esses pequenos permanecem o restante do tempo não permitem a visão do mundo exterior; se assim os dias se sucedem, as crianças não conhecem a liberdade, o que foi conquistado como direito, em realidade torna-se uma prisão.
Pensemos na importância das crianças desfrutarem, desde bem cedo, de um ambiente adequado, arejado, com sol e belo. Além disso, entendendo que as crianças são seres da natureza, é necessário transformar uma rotina de trabalho que supervaloriza as quatro paredes e propiciar contato cotidiano com o mundo que está para além das salas de atividades.
A natureza é a força ativa que criou e que conserva a ordem natural de tudo quanto existe. É a própria vida, criadora de todos os seres que constituem o Universo. As crianças amam estar ao ar livre, porque são modos de expressão desta mesma natureza, pois a cooperação, a tendência a se associar, a estabelecer elos são características essenciais dos organismos vivos.
Especialistas da Psicologia Ambiental afirmam que as crianças apresentam uma tendência à aproximação e familiaridade com seus elementos, uma afeição pelas coisas vivas, denominada biofilia; à medida que são afastadas dos ambientes naturais, essa afeição pode não se desenvolver, gerando, ao contrário, sentimento de desapego e indiferença em relação ao mundo natural. Assim, cuidar das crianças significa mantê-las em contato com o universo natural do qual fazem parte.
Reinventemos as rotinas das instituições de Educação Infantil, possibilitando que as crianças tenham acesso à vida que está no entorno. Se o nosso compromisso é com a sua integridade e com a preservação da vida no planeta, Sol, ar puro, água, terra, barro, areia são elementos/condições que devem estar presentes no dia a dia de creches e pré-escolas.
Camila Malacarne – Graduada em Comunicação Social e Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade [email protected]