Ela tem força, ela tem sensibilidade, ela é guerreira. Ela é uma deusa, ela é mulher de verdade… 🎵
Chorão
O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda (8), traz à tona assuntos importantes. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) houve uma evolução na proporção de mulheres que ocupam cargos de liderança, mas ainda é lenta. Atualmente elas ocupam 26% dos cargos de diretoria nas empresas e a estimativa é de que leve pelo menos 59 anos para que o país conquiste a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Indo contra as estatísticas, em terras capixabas mulheres quebram barreiras e assumem posições de liderança desafiando tabus ao ocuparem ambientes tipicamente predominados por homens.
Exemplo disso é o de Luzia Rosa da Silva, de 39 anos, que lidera uma equipe de pedreiros e motoristas em uma central de tratamento de resíduos. Encarregada de Infraestrutura, Luzia é responsável por realizar manutenções prediais. Além disso, ela atua na função de instalação de estruturas metálicas.
“Sou responsável por realizar manutenções em infraestruturas prediais. Entre as minhas funções estão, a liderança de pedreiros e motoristas, além de práticas de marcenaria e instalação de estruturas metálicas. Para ganhar meu espaço e ser respeitada, tive que mostrar a minha capacidade e provar que sou habilitada para exercer o meu cargo. Não foi fácil, no entanto, sou apaixonada pelo o que faço”
Ainda de acordo com Luzia, a experiência no mercado de trabalho a inspirou a ir além e encontrou no curso de Engenharia Civil o caminho para se qualificar ainda mais.
Mulheres na liderança impulsionam faturamento
“Eu encaro minha participação como uma forma muito construtiva. O grande diferencial é sim gostar do que eu faço, mas sobretudo ter um propósito de vida envolvido nesse processo. É fazer da forma certa, deixar um valor para as gerações futuras. Gosto de trazer para a comunicação esse entendimento da importância do meio ambiente e o quanto é fundamental para a nossa vida, gosto da tarefa de sensibilizar as pessoas e compartilhar conhecimento. Foi assim que pude contribuir para o crescimento da empresa e seu reconhecimento no mercado. Como mulher, sei que são muitas barreiras para transpor e chegar a uma posição de liderança, mas no contexto global, percebo que estamos evoluindo e quebrando paradigmas ao ocupar posições que até então não conseguíamos”.
Que exemplo de mulheres! 😍 Feliz dia para todas nós!