ASSISTA | Teatro, música e jogos! Capixabas comandam oficina gratuita para estimular criatividade das crianças

Compartilhe esta notícia

Em meio à pandemia muitos precisaram se reinventar, mas além disso, teve quem ainda buscou um jeitinho de ajudar o próximo de um jeito descontraído e muito divertido…

E pensando em incentivar a liberdade corporal e criativa das crianças através de músicas e jogos dramáticos, os artistas capixabas Lays Mattos e Thiago Emanuel,  comandaram a Oficina Cultural Criarte, lançada nesta quinta-feira (11), no YouTube!

Assista: 

A iniciativa foi aprovada em um edital da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, e os artistas fizeram uma abordagem diferenciada, fugindo das histórias ‘mastigadas’ e carregadas de elementos visuais previsíveis, já que um dos objetivo foi despertar a percepções e emoções dos pequenos.

Para atingir o objetivo, as crianças puderam curtir músicas e sons originados de instrumentos musicais como recursos estimuladores do imaginário e da criatividade.

“Nossa proposta é que as crianças construam suas subjetividades afastadas das políticas de subjetivação dominantes, através de linguagens, códigos expressivos e experimentações corporais, que vão se unir a elementos ativadores do campo sensorial”, contou Lays.

Os artistas usaram o jogo dramático infantil, que fez com que a criançada testasse  maneiras de estar no mundo, se distanciando do real urbano e de elementos previamente impostos.

“Buscamos nesta construção expandir os sentidos das crianças participantes da oficina acerca da diversidade cultural do nosso país”, contou a capixaba.

O projeto instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e dos povos indígenas na educação básica.

“É uma forma de colaborar para que na primeira infância as crianças fortifiquem a construção de subjetividades descolonizadas”, adiantou Lays.

Que inciativa linda! 😍 

Serviço 🎭

Oficina Cultural Criarte, com Lays Mattos e Thiago Emanuel
Gratuito. Classificação livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *