Chef de Família: cozinha foi pensada cantinho por cantinho

Chef de Família

Estúdio foi desenvolvido como uma grande vitrine para destacar cada uma das estrelas do reality, ou seja, competidores, dinâmicas e produtos

Quem está acompanhando o Chef de Família tem a sensação de estar na cozinha de casa ao acompanhar as provas do reality. Mas você sabe como foi pensado e planejado o estúdio usado para as gravações do programa? Batemos um papo com a arquiteta e urbanista Maria Augusta Bittencourt, responsável pelo projeto, para entender o que diferencia uma cozinha de estúdio de uma tradicional.

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“Em cenários, a preocupação principal são os planos de fundo, enquadramentos, escolhas dos materiais e estampas que não podem conflitar com a imagem gravada. Tem toda uma dinâmica técnica importante que tem que ser seguida de iluminação e cores. Não pode, por exemplo, ter muitas formas geométricas, listrados, hexagonais, porque tudo isso pode entrar em conflito com a imagem da gravação”.

A concepção do projeto começou com um briefing, que indicou como seria a edição e quais eram os objetivos que devem ser alcançados. Depois, foi desenvolvido o projeto 3D, e, no caso do Chef de Família, todo o cenário passou por uma remodelação neste ano. Até porque, a cada ano, são inseridos novos quadros, e o desafio é renovar a imagem do reality e traduzir em um ambiente físico a dinâmica dos enquadramentos do próprio programa.

“Além da dinâmica das equipes, os produtos dos patrocinadores são as estrelas do projeto. E, por isso, todo ambiente é pensado de forma a destacar cada uma dessas estrelas, seja em uso durante as dinâmicas nas bancadas, seja expostas nas estantes. Tudo é pensado de forma a melhorar a visualização de cada produto, e que ele tenha seu momento de destaque em toda a produção do programa.”

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A grande novidade do reality deste ano é o espaço de descompressão, um cantinho onde os competidores falam um pouco sobre os desafios, o que estão enfrentando, sonhos e os projetos que eles têm pela frente.

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Além desse uso como “ponto de desabafo”, o espaço é instagramável, com um ambiente que promove relaxamento a partir de um mobiliário mais descontraído, colorido, versátil, fugindo aos padrões de um cenário.

“Eu vejo esse ambiente surgindo nos escritórios, até em lojas. É uma tendência neste pós-pandemia. O ambiente instagramável é uma tendência fortíssima, principalmente para projetos comerciais”, destaca Maria Augusta.

Não esqueça que reality é exibido na TV Vitória/ RecordTV com transmissão pelo Jornal On-line Folha Vitória sempre aos sábados logo depois do Balanço Geral, às 14 horas.