Preparados? A quarta edição do reality Mais Doce, da TV Vitória, teve início neste sábado (6) e o primeiro episódio já trouxe uma competição acirrada. Foram 40 minutos para que os participantes finalizassem uma receita que remetesse a uma memória afetiva.
O episódio foi o momento de escolher aquela receita que melhor representa ou que traz alguma memória afetiva dos participantes. Foram momentos de muita emoção, alegria, surpresa e ansiedade. Os oito confeiteiros da disputa tiveram que pensar rápido e colocar a mão na massa, iniciando os trabalhos em casa, para finalizarem no estúdio.
Os competidores foram divididos em dois grupos, mas a prova foi completamente individual. O grande vencedor, conforme anunciado pelos apresentadores Alessandro Eller e Paôla Cakes, já ganharia, ao final do primeiro episódio, uma grande vantagem no programa. Vamos entender o que aconteceu?
O primeiro episódio trouxe como juradas a cake designer Juliana Marculano, que foi também jurada na terceira temporada; a consultora de confeitaria, panificação e gestão de eventos e professora na Universidade de Vila Velha Andrea Souto, e a convidada Júlia Candeias, ex-jornalista que largou tudo para viver da confeitaria.
Saiba o que cada participante optou por preparar:
- Andreia: “Vou fazer um bolo naked cake, com recheio de geleia de morango e nozes. Vai ficar bom demais.”
- Kakula: “Vou preparar uma torta de chocolate com nozes como receita afetiva. Foi o primeiro bolo que fiz em um Natal em família. É uma massa amanteigada de chocolate e eu faço um brigadeiro de nozes, coloco chocolate branco, leite condensado, creme de leite e coloco as nozes trituradas também e rego a massa com uma calda mais amarga.”
- Flávia: “A minha torta é chamada de Choconoffee. Nela vai mousse de chocolate, com um leve toque de café e uma base de brigadeiro belga. É meu carro chefe.”
- Cíntia: “Pensei em fazer uma mini cozinha, porque é onde a maioria das confeiteiras fica por muito tempo. Resolvi trazer em miniatura, com bastante delicadeza e carinho.”
- Laura: “Fiz um entremet de café com coco. Leva mousse com creme de confeiteiro, de leite de coco com coco fresco e um mousse de café arábica com chocolate meio amargo. A base é de um brownie, e em cima vai coco tostado e caramelizado. É à base de dois ingredientes de onde eu nasci, que foi Vila Valério, onde minha família produz café e onde também tem produção de coco.”
- Renata: “Vou fazer uma cuca alemã de banana com chocolate meio amargo e farofa de canela. Tem afetividade porque é um doce que eu fazia com meu pai, e hoje ele não está mais com a gente.”
- Ruan: “Trouxe um brigadeiro gourmet e a receita é afetiva pra mim porque foi o que me trouxe até aqui. Comecei a vender para meu casamento e, um ano atrás, veio uma necessidade financeira, comecei de fato a empreender com os brigadeiros e fui aprimorando as receitas. Tudo que eu tenho hoje veio por meio do brigadeiro. Trouxe três massas diferentes.”
- Mayara: “Vou fazer uma pavlova, de origem russa, mas que tem uma briga com a Austrália pela autoria. Tem memória afetiva para mim porque fiquei conhecida pelo suspiro no meu bairro, foi minha primeira receita.”
O que disseram os jurados
Nos bastidores, após provar as quatro primeiras receitas, Julia Candeias já comentou que achou que havia diferentes níveis de conhecimento e execução entre os participantes.
“Não está todo mundo no mesmo patamar. Já houve uma participante que trouxe modelagem, uma técnica bem avançada dentro da confeitaria. Outros que trouxeram sobremesas excelentes. E houve um bolo que veio um pouco desorganizado. Mas estou gostando. No primeiro episódio até mesmo o nervosismo deles faz parte. Estou animada e ansiosa pelas próximas entregas”, disse.
Juliana Marculano concordou.
“Cada um foi para o lado onde se sentiu mais confortável”, comentou a jurada fixa do programa.
Após provar todos os doces, Andrea Souto manteve a opinião de que havia um certo desequilíbrio em termos técnicos entre os competidores.
“Teve uma participante que apresentou uma sobremesa muito contemporânea, trouxe modernidade, técnica e sabor. Mas se eu entro no quesito da afetividade, posso dizer que fiquei apaixonada pelo bolo de banana, que é simples”, pontuou.
Por fim: o grande vencedor da primeira prova
Sem mais delongas, Kakula foi quem levou a melhor na prova de estreia. O participante teve um resumo de seu trabalho anunciado pela jurada Julia Candeias:
“Um bolo de chocolate já lembra a infância. É muito tradicional, e gostei muito da forma como ele trouxe esse bolo, as nozes que colocou. A massa, achei que ele molhou na medida correta, então, ficou úmida o suficiente. As camadas ficaram bem separadinhas; tem o bolo e tem camada com recheio. Isso tudo contribui para que ele tenha um bolo realmente harmônico. É uma receita que também não tem muita dificuldade para ser executada, dá para ser feita em casa, talvez não igual. Também me chamou atenção a ganache que ele fez para fazer a cobertura e espatular. Ela ficou no ponto correto”, ressaltou.
A vantagem
Por ter vencido o primeiro desafio, Kakula, com seu bolo Choconozes, ganhou a vantagem de definir as duplas de trabalho do próximo programa. Os oito competidores foram então divididos em quatro duplas que se enfrentam nas provas a seguir do reality. Veja quais foram as escolhas de Kakula:
- Kalula e Cíntia
- Andreia e Mayara
- Flávia e Ruan
- Laura e Renata
O próximo episódio de Mais Doce vai ao ar no próximo sábado, dia 13 de maio, às 14 horas, na TV Vitória / Record TV. E se quiser conferir o episódio de sábado passado, acesse a aba Episódios aqui no nosso site.