Você sabia que o ramo da confeitaria representa hoje 25% do mercado de panificação no Brasil? Em 2021, o mercado faturou R$ 105,85 bilhões no país, um crescimento de 15,3% em relação a 2020. Esses dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP) evidenciam por que vale a pena investir nessa área.
E o mercado é muito mais amplo do que se imagina. Além das padarias e restaurantes tradicionais, bons confeiteiros também estão presentes em cafeterias gourmet e buffets, além do ramo hoteleiro. Além dessas formas de trabalho, muitas pessoas hoje tem buscado abrir o seu próprio negócio. Seja por gosto ou por necessidade, empreender já virou tendência.
Para a cake designer e jurada do reality “Mais Doce”, Julia Candeias, mesmo na pandemia a confeitaria cresceu muito, enquanto outros setores regrediram. “Primeiro que as pessoas não ficam sem consumir um doce gostoso, e segundo o mercado informal cresceu muito com o aumento do desemprego. A confeitaria é a melhor opção para você trabalhar de casa e com um pequeno investimento”, ressaltou.
Se você está pensando em começar um pequeno negócio na área, ou até mesmo começar a fazer doces ou bolos em casa, confira abaixo as dicas da cake designer:
1- Investir em conhecimento: O mercado não tem espaço mais para amadores, você precisa saber o básico. Entender como os ingredientes reagem e suas funções. A confeitaria está cada vez mais exigente e se especializar valoriza o seu posicionamento como profissional
2 – Se especializar para valorizar seu produto: Entender que independente de você ter ou não um CNPJ você é um empreendedor. Continuar estudando e se especializando. Definir estratégias de vendas e se posicionar como um profissional no mercado.
3 – Começar com o que você tem e não esperar o melhor momento, isso não existe: A área mais fácil e mais rápida de ter retorno são os bolos festivos. Você pode vender tanto para festa como em fatias, ou em formato de torta doce e vender todos os dias. Além de poder vender para lanchonetes e cafeterias.
4- Usar as redes sociais a seu favor: Hoje elas são as principais ferramentas de contato para pequenos negócios. As pessoas tem tendência a confiar e acreditar nos familiares e amigos que indicam as redes sociais da sua empresa, então aproveito isso ao máximo.
5 – Ser persistente e fazer o seu melhor: Busque sempre a excelência. Mesmo vendendo só para os seus amigos, faça o melhor atendimento que eles possam ter. Isso muda tudo.
Terceira temporada
Gostou das dicas? Então você também não pode perder a nova temporada do reality “Mais Doce” que começa no próximo dia 26. Durante o programa você vai poder aprender receitas e ainda conferir dicas do chef e apresentador Alessandro Eller, além dos jurados como a Júlia.
Fique atento também nas redes sociais e na tela da TV Vitória Record/TV para não perder nenhum detalhe essa competição pra lá de saborosa.