Brigadeiro, pudim, paçoca, quindim e bolo de rolo. Sabe o que esses doces tem em comum? Todos eles são tipicamente brasileiros, que hoje estão espalhados pelo mundo fazendo sucesso.
E você conhece a história dos doces brasileiros? O brigadeiro por exemplo tem um dia só para ele. O dia do doce mais querido do Brasil é comemorado em 10 de Setembro. O nome da sobremesa surgiu durante a campanha presidencial de 1945, quando o Brigadeiro Eduardo Gomes foi candidato. As mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do “santinho” tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos.
Outra delícia bem brasileira e muito amada pelos capixabas é a paçoca. Você sabia que antes de ser uma das guloseimas mais adocicadas, a paçoca era salgada? Isso mesmo. De origem indígena, ela era feita à base de carne-seca e farinha, servia como alimento para os tropeiros viajantes dos séculos passados que atravessam regiões do Brasil em cima de mulas.
E não tem como falar de sobremesas sem lembrar de um bom pudim. Queridinho do almoço de domingo, essa iguaria está presente nos lares de todo o país. Em todas as famílias existe uma receitinha ou um toque a mais para deixar o doce com um sabor mais que especial. Apesar de não ser um doce 100% brasileiro, foi em nossas terras que a receita evoluiu e ganhou os sabores que conhecemos hoje em dia.
Mais Doce
Quer ver receitas dessas e de diversas outras sobremesas brasileiras maravilhosas? Dia 26 de março, às 14 horas, vai começar a nova temporada do reality “Mais Doce”, na tela da TV Vitória/RecordTV. Os participantes vão ter que provar que são os melhores confeiteiros do Estado em uma competição pra lá de eletrizante.
Fique ligado na TV Vitória/RecordTV, no instagram @maisdocetv e também aqui no Jornal Online Folha Vitória para saber todos os detalhes da nova temporada que estreia no final do mês.