Você já imaginou arroz na confeitaria? Ingrediente pode fugir do óbvio e se tornar protagonista

Mais Doce

Você é daqueles que acham que arroz na confeitaria se restringe ao arroz doce? Este pode ser um grande engano, já que o ingrediente é bastante versátil e neutro, podendo ser utilizado junto a diversos complementos.

É sobre este assunto que a Chef Andrea Souto, consultora de confeitaria, panificação e gestão de eventos, além de professora na Universidade de Vila Velha, deu uma verdadeira aula. Para ela, o arroz pode protagonizar doces deliciosos e sofisticados.

“O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo, além de nutritivos, que nós temos. Dentro da confeitaria, recebendo um atrativo doce, temos que lembrar que ele é um agente espessante também, podendo trazer textura se for o que o confeiteiro quer, e é realmente um coringa, porque é neutro. Ele casa muito bem com qualquer tipo de nut (oleaginosa), frutas, casa muito bem com tudo, é bem neutro”, pontuou.

Assim, para ela, se for trabalhar com o arroz na confeitaria, é preciso ter essa noção de textura, de complemento e de que ele pode ser sim o ator principal, dependendo do ingrediente que será trabalhado com ele.

“Por ser neutro, dá para brincar com o amargo, azedo, doce, oleoso, gorduroso. O bacana é que ele recebe tudo. Basta que a pessoa saiba trabalhar direitinho que vai conseguir fazer uma apresentação bacana, trazendo como ator principal e não como mero coadjuvante”, disse.

Fica a sugestão de receita da Chef para tentar em casa:

Ingredientes:

  • uma xícara de arroz Sepé
  • ½ xícara de óleo
  • 4 ovos
  • 1 e ½ xícara de açúcar
  • 100g de coco
  • 50g de queijo ralado

Preparo:

  1. Pode usar xícara ou copo de requeijão para medir (cerca de 240 ml) de arroz cru e lavado;
  2. Deixar de molho em copo de leite, de 2h a 3h;
  3. Jogar no liquidificador, com metade da xícara de óleo, 4 ovos, 1 e ½ xícara de açúcar, bastante coco e 50g de queijo ralado.
  4. Bate tudo, tira do liquidificador e acrescenta uma colher de sopa de fermento em pó;
  5. Colocar em uma forma de furo untada e levar para assar.

Segundo Souto, o resultado da receita fica como uma queijadinha, com uma textura incrível graças ao arroz.

O arroz, Sepé, é claro, vem como spoiler para uma prova pra lá de especial no 4º episódio do Mais Doce. O que será que os competidores vão aprontar? Será que eles estão por dentro de tudo o que o ingrediente pode proporcionar?

Para saber de tudo, fique ligado na telinha da TV Vitória | RecordTV no próximo sábado (27) e acompanhe os detalhes dos bastidores no Instagram @rededesabores. E para quem perdeu o programa anterior, basta acessar a aba “Episódios” e assistir!