Ingredientes
- 1,5 kg de polvo
- 2 cebolas
- 5 dentes de alho
- 1 talo de alho-poró
- 3 talos de salsão
- 4 folhas de louro
- Grãos de pimenta-do-reino a gosto
- 1 cenoura
- Alecrim fresco
- 3 litros de água
- 500g de batatas carinha Bem Brasil
- 4 fatias de abóbora cabotiá
- 4 cebolas pequenas
- 200g de tomate
Modo de Preparo
- Em uma panela grande, coloque a água e adicione as cebolas cortadas em quartos, os dentes de alho inteiros, o talo de alho-poró cortado em pedaços, os talos de salsão, as folhas de louro, os grãos de pimenta-do-reino, a cenoura cortada em rodelas e o alecrim. Deixe ferver.
- Quando a água atingir aproximadamente 70°C, mergulhe o polvo por 3 vezes, retirando-o e mergulhando novamente. Após isso, deixe o polvo cozinhar na água por cerca de 30 minutos ou até ficar macio. Verifique o ponto de cozimento do polvo, ele deve estar macio, porém firme.
- Enquanto o polvo cozinha, prepare os acompanhamentos. Enrole as batatinhas em papel alumínio com sal e alecrim, e leve para assar sobre a brasa. Em uma panela, coloque os tomates confitados com azeite, alecrim e sal, e deixe confitar em fogo baixo. Coloque as fatias de abóbora e as cebolas pequenas sobre a grelha e pincele com o molho de manteiga, azeite, mostarda dijon, salsinha picada, shoyu e mel.
- Quando o polvo estiver cozido, retire-o da panela e coloque-o em uma grelha para peixe sobre a brasa. Pincele-o com o molho de manteiga e deixe dourar dos dois lados, sem deixar queimar.
- Para a montagem, corte os tentáculos do polvo. Amasse as batatas e sirva ao lado do polvo. Disponha os tomates confitados, a abóbora e as cebolas caramelizadas ao redor. Pincele um pouco mais do molho de manteiga sobre o polvo e os acompanhamentos.
1H