Entretenimento e Cultura

Obra de artista de Guarapari é destaque em parque de São Paulo

A obra foi destaque em veículos regionais de São Paulo e em rede nacional de televisão.

Uma obra da artista plástica Izabel Vidal, moradora de Meaípe, está exposta no Parque Oriental de Ribeirão Pires e tem sido considerada um grande destaque do local. O parque, às margens da Represa Billings, foi revitalizado em homenagem à cultura japonesa. A obra foi destaque em jornais regionais de São Paulo e em rede nacional no programa “É de Casa”, da TV Globo.

Foto: Acervo pessoal

A obra é composta por um conjunto de 260 placas de pedra de mármore com desenhos em baixo relevo feitos a mão pela artista. O trabalho artístico conta com um forte embasamento científico, fruto da pesquisa da autora, que mostra nas imagens diversos momentos da evolução da vida na terra.

Inicialmente, as placas seriam instaladas no empreendimento de hotelaria na região das Três Praias. Como o empreendimento não pode se instalar no local, as obras ficaram armazenadas e muitas acabaram sendo danificadas, até serem levadas para São Paulo, quando foram instaladas no Parque. Originalmente, 400 pedras integravam a calçada completa, mas com os desgastes de armazenamento e transporte, 260 delas restaram e estão instaladas no Parque Oriental.

Segundo a artista, parte da história se perdeu com a redução do número de placas. Ainda assim, a obra ainda pode ser observada como um trabalho artístico. “O trabalho inicial era de um calendário, com 366 peças em que cada uma contava um momento da evolução da vida na terra. Também tinha uma Oca com 12 índios, representando as tribos indígenas brasileiras e a Arvore da Criação composta de mais 12 pedras. Eram 400 no total. Parte da história acabou se perdendo, mas o trabalho ainda pode ser observado, agora mais pelo seu lado artístico que pela pesquisa histórica e científica”, explicou Izabel.

Izabel conta que recebeu com pesar a informação de que as obras seriam levadas de Guarapari, mas explica que o reconhecimento que receberam em São Paulo foi compensador. “Foi um trabalho feito para Guarapari e é uma pena que ele não tenha podido ficar aqui. Mas ver o reconhecimento desse trabalho em São Paulo com a ênfase que ele tem ganhado é gratificante”, conta a artista.

Ela também conta que o processo de produção foi longo e árduo. “Algumas placas estavam no chão e a movimentação é muito difícil. Isso fazia com que eu precisasse estar muito agachada, um esforço físico muito grande. Além disso, não podiam ocorrer erros, se não a placa precisaria ser descartada. Sou muito grata por ter dado tudo certo”, confessou.

Foto: Acervo pessoal

A artista

Izabel Vidal vive e trabalha em Meaípe. Escultora e ceramista, é formada em Licenciatura em Desenho e Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ao longo de sua trajetória já realizou 17 exposições individuais e mais de 30 coletivas no Brasil. Além da obra exposta no Parque Orienta, Izabel possui outras obras públicas, como uma escultura de Iemanjá no Templo Espírita Vale do Amanhecer; um conjunto de 12 esculturas de animais no Parque Estadual Paulo César Vinha e uma escultura no Morro do Moreno, em Vila Velha.

Nas redes sociais, a artista mantém um perfil pessoal no Instagram. Alguns de seus trabalhos podem ser visitados em seu ateliê pessoal, na Rua Claudionor Vieira de Matos, em Meaípe, Guarapari. Para conhecer o local é preciso realizar agendamento prévio pelo telefone (27) 9 9806.0214.

Pontos moeda