Entretenimento e Cultura

Lazer: Opções que vão do descanso à aventura em Alfredo Chaves

Durante todo ano, a cidade é um convite para quem busca contato com a natureza.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Foto: Divulgação/PMAC
Cachoeira de Daróz, no distrito de Carolina, em Alfredo Chaves.

Férias, fim de semana, feriado prolongado ou até mesmo um dia de folga. Quando o assunto é planejar o momento de lazer, Alfredo Chaves oferece opções para todos os desejos.

Vales, corredeiras, bicas de água natural e construções antigas compõem o cenário da cidade. E quando se fala em passeio pelo município, as cachoeiras são destaques. No distrito de Carolina, por exemplo, as quedas d’água de Daróz e Pinón valem um mergulho. No local também é possível visitar o Parque Municipal Iracema, com diversas trilhas para contemplação das riquezas da fauna e da flora, além das famosas cachoeiras Iracema e Iraceminha.

Já na localidade de São Roque de Maravilha, a cachoeira Maravilha e os belos casarios são as atrações do local. As cachoeiras Vovó Lúcia, Neuza e Santa Maria fazem parte do distrito de Ibitirui. Em São João de Crubixá, a pedida fica por conta da Cachoeira do Quintino e da corredeira do Paganini. Muito conhecida, a Cachoeira Engenheiro Reeve, que fica no distrito de Matilde, recebe muitos visitantes. Lá, outro ponto turístico bem requisitado é a Estação Ferroviária.

Foto: Divulgação/PMAC
A cidade é destino de muitos praticantes de esportes ao ar livre.

Para os mais radicais, a rampa natural de voo livre fica na comunidade de Cachoeira Alta, localizada 5 km da cidade. É muito procurada pelos praticantes de saltos de asa-delta e de parapente.

Na sede e com altitude de 450 metros acima do nível do mar está a Pedra do Gururu. Um cruzeiro no topo, onde acontecem celebrações religiosas, atrai pessoas todos os anos. A trilha de subida a pé tem duração média de duas horas. O local também oferece a possibilidade de caminhadas ecológicas, escaladas e montanhismo.

Em quase todas as localidades é possível encontrar serviços de restaurantes, lanchonetes e pousadas. Os acessos são pelas BRs 101 e 262 com trajetos sinalizados.

* Com informações da Prefeitura de Alfredo Chaves

Pontos moeda