Depois de 33 anos, Novo Império volta a ser a grande campeã do Carnaval de Vitória
Além disso, a escola da capital capixaba encerrou a polaridade entre Boa Vista, de Cariacica, e a MUG, de Vila Velha, que há 11 anos revezavam o título de campeã
Depois de mais de três décadas de jejum, a Novo Império, do bairro Caratoíra em Vitória, conquistou o título de grande campeã do Carnaval de Vitória 2022. Com a vitória, a agremiação volta a colocar no pódio uma escola da capital capixaba. A última vez que isso aconteceu foi em 2009, ou seja, há 13 anos, quando a Jucutuquara foi campeã com o enredo "Convento da Penha: O relicário de um povo".
A vitória da Novo Império quebrou a polaridade na disputa acirrada no Sambão do Povo na última década. Desde 2010, o primeiro lugar na elite do samba era sempre disputado entre a Independente de Boa Vista, de Cariacica, e a Mocidade Unida de Glória (MUG), de Vila Velha.
A Novo Império surpreendeu as rivais ao levar a maioria das notas máximas nos nove quesitos. Terminou com 179,60. Nos últimos quesitos, a disputa ficou acirrada entre a escola e a MUG. Mas, com o 10 do segundo jurado na nota para bateria, item da última etapa de avaliação, o grito de "É campeã" pôde enfiar sair da garganta do imperiano.
E isso levou foi tempo. A última vez que a agremiação tinha levado o título foi em 1989, ou seja, há 33 anos. Na época, o enredo vencedor foi "Acorda Brasil". Esse é o sétimo título na história da Novo Império.
LEIA TAMBÉM:
>> LISTA | Veja as notas das escolas de samba do Carnaval de Vitória
>> VÍDEO | Veja a apuração das notas das escolas de samba do Carnaval de Vitória
A agremiação desfilou no último sábado (09) e levou cerca de 1500 componentes para o Sambão do Povo.
Integrantes da Novo Império apontam união da comunidade e ajuda divina para a vitória
O carnavalesco da Novo Império, Paulo Balbino, não tem dúvida: a escola teve uma ajudinha do Céu, além da entrega da comunidade.
É que a Novo Império entrou no Sambão do Povo , com o enredo "Santo Antônio, Olhai por Nós", levando as diversas facetas da fé e religiosidade popular em torno da figura de Santo Antônio, o santo franciscano auxiliar dos pobre e com fama de casamenteiro.
"A comunidade me ajudou muito! Tive muito apoio de todos, da diretoria. Santo Antônio que é 'o cara'. Foi um desfile que emocionou. Agradeço demais a todos. A comunidade foi dez, nota dez!", comemorou.
Outro que credita o triunfo da escola à ajuda de Santo Antônio é um dos compositores do samba-enredo, Rogério Barbosa (apelidado de Só Filé). Ele, inclusive, saiu num dos carros alegóricos vestido do santo.
"Eu representei o santo na avenida e foi uma emoção incontrolável. Só tenho que agradecer a ele, dizer obrigado por tudo. Agradecer também à comunidade! Fizemos uma carnaval digno!", comemorou.
Saiba mais sobre a Novo Império
A escola foi fundada com o nome Império da Vila Rubim, em 20 de dezembro de 1956. Sua sede é em Caratoíra, em Vitória. O primeiro título veio em 1978 com o enredo "Esplendor da Natureza". Em 1980, ganhou com "O Incrível Reino da Fantasia".
Em 1985, foi novamente campeã com o enredo "De lá para cá". Na época, as escolas desfilavam na avenida Princesa Isabel.
A Novo Império voltou ao primeiro lugar do pódio em 1987 com o Sambão do Povo ainda em obras, se sagrando a primeira campeã do sambódromo. O enredo foi o "Sou Eu, Sou Eu". No ano seguinte, ganhou novamente com "Magia da Noite". Seu último título foi em 1989 com "Acorda, Brasil".
Com idas e vindas entre o Grupo Especial e os grupos de acesso, a escola teve, no século XXI, a melhor colocação em 2019, com o terceiro lugar.
Ouça o samba-enredo da Novo Império:
LEIA TAMBÉM:
>> Chegou O Que Faltava é campeã do Grupo A e vai desfilar no Grupo de Elite em 2023
>> Carnaval de Vitória 2022: Mocidade Serrana é campeã do Grupo de Acesso B