Que tal fazer a sua própria torta capixaba? Veja receita e aventure-se na cozinha!
O prato típico, preparado com vários frutos-do-mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito, se tornou o prato tradicional da Semana Santa na maioria das casas
Chegou a Sexta-feira Santa. Nesta sexta-feira (15), muitos cristãos não comem carne vermelha por questões religiosas. Com isso, uma das opções, especialmente no Espírito Santo, é a torta capixaba.
O prato típico, preparado com vários frutos-do-mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito, se tornou o prato tradicional da Semana Santa na maioria das casas. Independentemente da crença religiosa do capixaba, o amor pelo prato vem crescendo há séculos.
Para ajudar aqueles que desejam preparar a torta em casa, a chef de cozinha e vencedora do reality Chef de Família, da TV Vitória/Record TV, Cacau Viana, ensina a preparar a receita tradicional e também deu algumas dicas de como escolher e onde comprar os ingredientes principais do prato.
Leia também: Festival da Torta Capixaba terá pratos a partir de R$ 15 e shows de graça na Ilha das Caieiras
Como escolher os ingredientes perfeitos para a torta
Para manter a tradição de um prato é preciso que o modo de fazer seja preservado e os ingredientes fiéis à receita original sejam bem selecionados.
BACALHAU
"Para escolher um bom bacalhau e sempre importante avaliar a aparência do pescado. Dê preferência ao bacalhau que tenha uma aparecia mais uniforme, sem este pegajoso, com o sal na quantidade certa também e sem muitas falhas na fenda. Os tamanhos maiores são considerados um bacalhau especiais", explicou a chef.
MARISCOS: SURURU, SIRI E CAMARÃO
"Quanto aos mariscos, aqui no Estado temos ótimos lugares populares e com o valor bem legal. Se possível, compre mariscos frescos e sempre observando sua textura e coloração: eles precisam estar firmes, a coloração não pode estar pálidos e observe odor. Se houver a necessidade de comprar os mariscos congelados, ou comprar fresco e depois congelar, lembre de respeitar o descongelamento de maneira correta deixando sempre na geladeira para não arriscar perder os seus mariscos".
PALMITO
"Sobre o palmito, caso deseje comprar em conserva, nunca compre se a água estiver turva, pois o produto pode estar contaminado, e de preferência ao que vem escrito no rótulo extra macio".
Leia também: Veja onde comprar palmito in natura para a torta capixaba na Grande Vitória
Como preparar a tradicional torta capixaba
INGREDIENTES
- 150g de tomate picado com pele e sem semente
- 90g Cebola picada
- 30g de Alho picado
- 1 copo de Azeite
- 30g de Azeitona verde inteira
- 30ml de Suco de limão
- 30g de Coentro picado
- 30g de Cebolinha verde picada
- 160g de Palmito picado
- 100g de Siri desfiado
- 100g de Camarão sete barbas
- 100g de Sururu
- 100g de Bacalhau desfiado
- 3 ovos
- Coloral a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE FAZER
1) Faça uma moqueca do siri e sururu juntos e de camarão separadamente, retirando todo o caldo, deixando o mais seco possível;
2) Prepare um refogado com azeite, cebola, alho e leve ao fogo com o palmito e espere até ganhar consistência;
3) Refogue o bacalhau em azeite e alho, e reserve;
4) Bata as claras do ovo ate ficar firme( clara em neve) depois misture as gemas;
5) Junte depois todas as moquecas, o palmito, mexendo todo o preparo até evaporar toda a água. Retire para esfriar e misture uma parte das claras em neve com as gemas;
6) Coloque a massa em uma panela de barro e coloque o restante das claras em neve misturada junto com as gemas, decore com azeitonas e rodelas de cebola e leve ao forno até secar bem a torta. Deixe assar até dourar. Sirva com arroz branco.