Entretenimento e Cultura

Paulo Lins é a segunda atração confirmada para a Bienal Rubem Braga em Cachoeiro

O primeiro escritor confirmado para o evento foi o premiado autor angolano José Eduardo Agualusa, finalista de um dos prêmios mais importantes da literatura mundial

O escritor carioca Paulo Lins, autor de ‘Cidades de Deus’, será uma das atrações da Bienal Rubem Braga Foto: ​Imago Eastnews

Entre os dias 31 de maio e 5 de julho, Cachoeiro de Itapemirim vai respirar cultura e literatura, com a realização da VI Bienal Rubem Braga. O evento acontece na Praça de Fátima, no centro da cidade, e nesta segunda-feira (2), confirmou sua segunda atração: o escritor carioca Paulo Lins.

O autor do romance “Cidade de Deus”, que inspirou o filme homônimo indicado ao Oscar em quatro categorias, participa do evento no dia 2 de junho, às 19h, na mesa de debate sobre ‘A literatura como porta-voz das ruas’. 

Além de romancista, Lins é poeta, roteirista de cinema e televisão e professor licenciado em Língua Portuguesa e Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem quatro livros publicados e assinou os roteiros dos longas-metragens “Orfeu da Conceição” e “Quase dois Irmãos”, eleito melhor roteiro pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 2005. Na televisão, seu trabalho de maior sucesso foi ‘Cidade dos Homens’, seriado que roteirizou e codirigiu. 

Além dele, a Secretaria de Cultura de Cachoeiro, organizadora da feira literária, já tinha confirmado a participação do premiado autor angolano José Eduardo Agualusa, finalista do Man Booker 2016, um dos prêmios mais importantes da literatura mundial, com o romance ‘Teoria Geral do Esquecimento’. Novos nomes serão anunciados nos próximos dias.

Além de mesas de debate sobre literatura com a participação de escritores e estudiosos renomados, o evento terá feira de livros, palestras, oficinas culturais, atividades para estudantes e apresentações musicais, em programação inteiramente gratuita. A programação completa ainda não foi divulgada.